Além de garantir o espetáculo do futebol, possibilitar que a nova Fonte Nova seja utilizada como um estádio de energia solar. Essa foi a idéia apresentada na tarde desta quinta-feira (17) pelo presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal), Mauro Passos, durante visita feita ao secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos.

“É claro que a idéia de utilizarmos a energia solar, uma energia renovável, limpa, é muito boa e é uma exigência do mundo atual”, observou o secretário Nilton Vasconcelos, que não descarta a possibilidade de a sugestão vir a ser discutida durante o processo de definição do novo projeto para a Fonte Nova ou ainda incorporada ao projeto de construção.

Na opinião do presidente do Ideal, uma ONG radicada em Florianópolis e sem fins lucrativos, uma eventual adoção desta energia poderá atender à necessidade do estádio e também gerar excedente para comercialização. Para tornar pública sua proposta, o Ideal pretende realizar um seminário em Salvador neste segundo semestre. “Posso adiantar que podemos disponibilizar tecnologia de ponta, como a utilizada em dois estádios solares que existem na Alemanha”, assegurou o engenheiro Mauro Passos.

Segundo informou, estudo preliminar para o uso de energia solar no estádio do Maracanã e no Maracananzinho, no Rio de Janeiro, acaba de ser apresentado pelo Ideal.