Dia 15 de julho é o prazo final para que as sete empresas de consultoria autorizadas pelo governo do Estado apresentem os estudos para um novo modelo institucional, regime de gestão e de operação para o Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova) e para a área em seu entorno.

O primeiro estudo foi entregue à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que coordena o processo, semana passada, pela KPMG Structured Finance S.A., que teve 45 dias úteis para apresentar sua proposta. A empresa foi a primeira a ser autorizada pelo governo, no dia 12 de abril.

Cinco outras empresas – Urplan Grupo de Planejamento, Urbanismo, Arquitetura LTDA; Ponto Z Arquitetura Paisagismo e Consultoria LTDA; Setepla Tecnometal Engenharia LTDA; Ernst & Young; Tecnosolo S.A. –, autorizadas no dia 6 de maio, têm até o próximo dia 14 como data limite para apresentarem suas propostas.

A última empresa a apresentar o estudo será o Consórcio Plurisport, cuja autorização foi publicada no Diário Oficial do dia 7 de maio. Todas tiveram o mesmo prazo para elaboração dos estudos: 45 dias úteis, a partir da data de publicada a autorização.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a partir do momento que todos os sete estudos forem entregues, o Grupo de Trabalho da Copa 2014, formado por representantes de Secretarias do Estado, analisará, com a ajuda de especialistas, a melhor proposta para o equipamento esportivo e a área em seu entorno, levando em conta sua sustentabilidade econômico-financeira, legal e ambiental.

Todo o esforço e empenho do Governo da Bahia visam assegurar que Salvador seja uma das cidades brasileiras escolhidas pela Fifa para abrigar jogos da Copa de 2014. As cidades subsedes serão anunciadas pela entidade internacional até março de 2009.