Empresas de informática interessadas em debater as condições estabelecidas no edital da concorrência pública para licitação na área de tecnologia da informação participaram, na última sexta-feira (4), de audiências públicas realizadas na Secretaria da Fazenda. O procedimento é inédito na Sefaz e dá continuidade às ações de ética e transparência implementadas pelo governo.

Cada audiência teve como objeto um tipo de empresa: a primeira focou aquelas que oferecem serviço de fábrica de software no âmbito da tecnologia da informação (TI); a segunda, naquelas que prestam suporte e prospecção no ramo; e a terceira, naquelas que executam serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas na área de TI.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda, Hélio Queiroz, essas audiências públicas são de extrema importância pois permitiram ouvir sugestões das empresas. “Todas as perguntas que foram formalizadas serão respondidas e as sugestões que procederem serão acatadas nos editais. Desta forma, além de dar mais transparência ao processo e atender as demandas da Sefaz, os contratos estarão alinhados com o mercado de tecnologia da informação“, explica.

Para o representante da empresa BRQ – Soluções em Informática S/A, Wallace Mendes, esse procedimento é essencial para o processo licitatório. “Há uma clareza em todo o método utilizado e isso estimula as empresas interessadas a participarem da concorrência”, observa.

Na opinião do representante da empresa Accenture do Brasil LTDA, Marco Antônio Figueira, o momento, ao possibilitar que as empresas esclarecessem dúvidas, contribuiu para o desenvolvimento das ações de ambas as partes. “Já participei de outras audiências como essa, posso afirmar que esse método confere muito mais transparência ao processo”, complementa.

Promovido pela Comissão Permanente de Licitação (Copel) da Sefaz, o procedimento foi realizado conforme recomenda a Lei nº 9.433, de 1º de março de 2005, que dispõe sobre as licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes do Estado da Bahia. As minutas dos editais encontram-se à disposição dos interessados na Copel, situada à Avenida Luis Viana Filho, 2ª Avenida, nº 260, Centro Administrativo da Bahia.