O Planserv está buscando o apoio das entidades de classe representantes dos servidores públicos a fim de reforçar a orientação aos beneficiários sobre a utilização dos serviços do atendimento de urgência e emergência em Salvador. Nesa quarta-feira (30), durante uma reunião com representantes da Associação dos Funcionários Públicos e mais sete sindicatos foi apresentado o novo quadro decorrente da ampliação da rede de atendimento, com a recém-inclusão dos hospitais Português e Santa Izabel.

Segundo a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, são duas unidades de grande porte que podem oferecer aos usuários do plano toda a assistência necessária em casos de maior gravidade. “Para que esses hospitais possam manter um atendimento ágil e de qualidade, estamos orientando os usuários da assistência e pedindo que eles atuem como multiplicadores das informações sobre o uso correto dos serviços de urgência e emergência”, disse a coordenadora.

Ela acrescentou que a compreensão dos critérios, que incluem prioridade no atendimento de pacientes em estado grave e encaminhamento para clínicas de menor porte daqueles que necessitarem de tratamento menos complexo, será decisiva para que a iniciativa de inclusão dos dois hospitais resulte na satisfação de todos os beneficiários.

Durante a reunião, realizada na sede administrativa do Planserv, os representantes dos servidores receberam cópias da carta que a Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está encaminhando aos beneficiários, no sentido de orientá-los sobre atendimento de urgência e emergência, com indicação de unidades de saúde por especialidade.

Ainda durante o encontro, o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, Armando Campos, elogiou a iniciativa do Planserv de buscar o apoio das lideranças dos servidores, informando que, no caso da entidade que preside e que presta assistência médica em especialidades básicas, “fazemos o trabalho de orientação sobre unidades da rede referenciada para a realização de exames e cirurgias”.

Ao final do encontro, a coordenação do plano informou que a rede referenciada do Planserv conta hoje com mais de 40 unidades de pronto atendimento, entre clínicas, hospitais e pronto-socorros. Para o usuário do plano saber onde encontrar a unidade de saúde mais adequada aos seus sinais e sintomas, basta ligar gratuitamente para o 0800566066 ou acessar o site www.planserv.ba.gov.br.