LOCAL: Brasília Alvorada Hotel, Brasília.
DATA: 22.07.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h50

O QUE É: Solenidade de abertura do 6º Congresso Internacional Brasil Competitivo, com o tema central “200 Anos de Estado: A Inovação na Gestão Pública”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Organizado desde 2003, é uma das ações do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que visa a difusão dos conceitos e a disseminação de técnicas e ferramentas para promover a gestão dos negócios, o aumento de eficiência do setor público e a competitividade do país.

PROGRAMAÇÃO: Serão apresentados casos práticos de sucesso na melhoria da gestão pública dos órgãos que aderiram ao Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), com resultados na administração e otimização de recursos, redução de despesas e aumento na receita. Além disso, o congresso contará com os painéis “O Papel dos Municípios na Melhoria do Ambiente de Negócios” e “O Movimento Brasil Competitivo e o Programa Modernizando a Gestão Pública – Cases de Sucesso”, além de palestra sobre inovação e gestão.

PATICIPAÇÃO: Entre os conferencistas internacionais, conta com um dos principais estrategistas para as empresas e líderes governamentais nas economias emergentes, Kevin Murphy, e o diretor executivo da Kao & Company, John Kao, conhecido como autoridade em assuntos ligados à inovação. Também participarão do evento, o orientador técnico do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Vicente Falconi, um dos mais conceituados especialistas em gestão do país; além dos governadores de Alagoas, Teotônio Vilela; de Pernambuco, Eduardo Campos; de Sergipe, Marcelo Déda, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, que falará sobre o Compromisso Bahia: Programa de Qualidade do Gasto Público.

COMPROMISSO BAHIA: Programa de qualidade do gasto do Estado que utiliza o esforço fiscal apropriado para revisar os processos, passando pela avaliação de resultados e de desempenho funcional, e, sobretudo, pelo compromisso com a qualidade dos processos de trabalho e dos serviços prestados. Em termos conceituais, o entendimento é o de que apenas este ambiente possibilita a constituição de uma cadeia estruturada e lógica da gestão eficiente. Em sua primeira etapa, o programa mira na racionalização do gasto público e na ampliação deste enfoque também para a atividade-fim, ou seja, combater o desperdício é a chave para ampliar a efetividade das ações de governo. Em linha com o programa, estão outros dois lançados este ano pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Plano Diretor de Gestão, que está ancorado no modelo de excelência em gestão e prevê a construção de uma agenda de resultados pelos órgãos parceiros, e o Sistema Estadual de Negociação Permanente, cujo enfoque tem sido o de reconfigurar a política de pessoal, ao estabelecer uma correlação direta entre a valorização do servidor e a melhoria na prestação do serviço público. O programa tem como objetivos específicos:

• Desenvolver uma cultura de responsabilização dos servidores em relação à gestão pública, para que se sintam parte da dinâmica do Estado, contribuindo para a construção de um setor público mais eficiente;
• Orientar a administração sobre a necessidade de reestruturação e aperfeiçoamento dos seus processos;
• Distribuir para o público em geral informações quantitativas e qualitativas acerca do gasto público;
• Criar um ambiente que estimule a necessidade de inovação organizacional e/ou tecnológica.

MBC: Desde 2005, atua em projetos que visam à melhoria na gestão pública de estados, municípios e órgão do Governo Federal por meio do PMGP. O projeto está sendo desenvolvido nos governos de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e nas Prefeituras Municipais de São Paulo e Porto Alegre