Publicada às 13h30*
Atualizada às 19h45*

Na Bahia, em visita aos portos de Ilhéus e de Aratu, desde quinta-feira (17), o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (Sep) anunciou, nesta sexta, que o complexo portuário baiano, formado pelos portos de Aratu, Ilhéus e de Salvador, vai receber, juntos, investimentos em obras de infra-estrutura no valor total de R$ 990, 4 milhões até 2010.

Ao lado do governador Jaques Wagner, o ministro visitou o Porto de Aratu para ver de perto os principais entraves ao bom funcionamento dos quatro terminais por onde foram movimentadas, apenas em 2007, 6 milhões 748 mil toneladas de cargas, por meio de 704 navios.

O nono maior porto do Brasil, em toneladas movimentadas, e segundo do Norte-Nordeste, receberá o maior volume de recursos da Sep: R$ 419,5 milhões, que serão utilizados em diversas obras de melhoria estrutural, algumas com início previsto para este ano como a dragagem de aprofundamento do leito marinho, que passará de 12 para 15 metros de profundidade.

O edital de licitação dessa obra deverá ser lançado em setembro. Estão previstas ainda a repotencialização dos equipamentos, a instalação de uma estação de tratamento de resíduos, a estabilização de encostas e a ampliação da capacidade operacional dos terminais de granéis líquidos e sólidos.

No Porto de Salvador, estão previstos gastos da ordem de R$ 391,5 milhões em obras de aprofundamento do leito para 15 metros, com publicação de edital prevista para o primeiro semestre de 2009, ampliação da Ponta Norte, com a instalação de um porteiner para desafogar a operação de contêineres, modelagem de dois armazéns do terminal turístico, construção de uma estação de tratamento de resíduos, além da rodovia Expressa Baía de Todos os Santos. O investimento de mais de R$ 300 milhões do PAC, dará uma nova feição e mais competitividade ao porto, em função da ampliação do acesso por terra.

Articulação

De acordo com o ministro, em Salvador o cais vai ganhar mais dois berços de atracação numa expansão para 920 metros, com investimento previsto de R$ 250 milhões da iniciativa privada. Essa deverá ser a mais expressiva intervenção no porto, em operação desde a segunda metade do século XVI, que só teve obras de relativa modernização no século XX. Já o porto de Ilhéus tem recursos estimados em R$ 179,2 milhões para melhorias do cais, dragagem e construção de retroárea.

Até 2010, ainda segundo o ministro, a Bahia terá um novo status em condição de portos para atender à demanda do comércio exterior que duplicou nos últimos 4 anos. “Esse é um trabalho de articulação entre os governos federal e estadual, mas que exige esforços em conjunto também com a iniciativa privada que utiliza os portos”, enfatizou.

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