Publicada às 12h25*

Atualizada às 13h45*

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) ganhou um comitê para acompanhar e divulgar suas ações na Bahia. Seus 22 membros foram conhecidos nesta quarta-feira (23), na solenidade de instalação do comitê, no Hotel Fiesta (Itaigara). A idéia é que seus integrantes proponham atividades de mobilização envolvendo toda a sociedade no combate ao analfabetismo.

Com o comitê, o Topa tem um incentivo a mais no alcance de seus objetivos. Desde o ano passado, 171 mil pessoas (jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade) já aprenderam a ler e escrever por meio do programa na Bahia. Para este ano, a meta é alfabetizar mais 300 mil pessoas em todo o estado, alcançando a marca de 1 milhão até 2010.

“Alfabetizar vai além do ensinar a ler e escrever, pois educação é algo bem mais amplo e significa compreender e interpretar. Fico feliz em integrar o comitê e farei de tudo para estimular a participação de todos nesse processo”, declarou a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça.

Ao ser empossado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia (OAB/BA), Saul Quadros, lembrou Cosme de Farias, que fundou em 1915 a Liga Baiana Contra o Analfabetismo. “Se ele estivesse aqui, certamente estaria batendo palmas para o Topa”, disse.

Dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram mais de 2 milhões de pessoas analfabetas na Bahia – 23,1% da população do estado e mais que o dobro da média brasileira (10,62%).

A situação é mais grave na zona rural, onde a taxa de analfabetismo da população chega a 39,5%. Há municípios baianos em que mais da metade da população não sabe ler nem escrever – um deles é Coronel João Sá, na região do semi-árido.

Para o governador Jaques Wagner, que participou da solenidade, um estado que revelou educadores como Anísio Teixeira e Cosme de Farias não deveria ostentar números tão preocupantes. “Minha motivação com o Topa é de indignação, pois penso naquela mãe que vai administrar o remédio para o filho e tem dificuldade para ler a bula. Combater o analfabetismo é uma de nossas metas prioritárias”, destacou.

Prêmio Cosme de Farias

No evento, foi anunciado o Prêmio Cosme de Farias, dirigido a pessoas e entidades ligadas à educação que tenham se destacado no Topa. A premiação varia de R$ 5 mil a R$ 40 mil e os vencedores serão conhecidos no próximo dia 29, após eleição por um júri.

As categorias são: Município (R$ 40 mil), Entidade da Sociedade Civil (R$ 20 mil), Alfabetizador (R$ 10 mil), Coordenador de Turma (R$ 5 mil) e Tradutor-intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (R$ 5 mil).

“Estamos aqui para resolver o problema histórico do analfabetismo e para homenagear Cosme de Farias, que foi um baluarte da educação numa época em que essa questão ainda não era colocada na ordem do dia”, ressaltou o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.

Os 22 membros do Comitê do Topa na Bahia

• Astor de Castro Pessoa, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE)
  • Carlos Alberto Matos Vieira Lima, presidente do Sinduscon/BA (setor empresarial de construção civil)
  • Edivaldo Machado Boaventura, representante da Academia de Letras da Bahia