Publicada às 11h30

Atualizada às 15h05

O governador Jaques Wagner inaugurou nesta quarta-feira (30) o Centro Digital de Cidadania (CDC), em Jequié, no Sudoeste baiano, a 359 quilômetros de Salvador. Parte do programa Cidadania Digital, o CDC é equipado com dez computadores conectados à internet, uma impressora e um servidor de rede, que utilizam programas livres. No município, ele foi instalado na Paróquia Nossa Senhora da Aparecida.

Wagner disse à população local e às autoridades presentes que o CDC é mais uma ação do Governo da Bahia que objetiva o fortalecimento da cidadania no estado. “A inclusão digital facilita o acesso à informação, favorece a qualificação profissional, auxiliando, desta forma, o combate à violência”, explicou o governador. Ele pediu à população que trate o CDC com carinho e que o explore na plenitude de suas possibilidades.

No Hospital Geral Prado Valadares, onde foi recebido com entusiasmo pelos funcionários, Jaques Wagner entregou várias obras à população. O HGPV recebeu diversas melhorias nessa gestão. A pediatria foi reformada e totalmente equipada, ampliando o número de leitos de 15 para 18. Além disso, recebeu um quiosque para recreação e uma brinquedoteca.

Na Unidade de Terapia Intensiva foram reativados mais cinco leitos, que passaram a funcionar depois da correção de problemas estruturais originados desde a sua inauguração, em 2006. Também serão entregues a farmácia hospitalar devidamente reformada, climatizada e informatizada e o laboratório totalmente automatizado, com tecnologia de ponta nas áreas de hematologia, bioquímica, hemogasometria e imunologia, que passa a realizar 69 diferentes exames. Outro serviço que será inaugurado é o de endoscopia digestiva alta para os casos de urgência e emergência.

Nesse governo, o HGPV já recebeu mais de meio milhão de reais em novos equipamentos e possui mais de 1 milhão em processo de compra. Teve ainda um acréscimo de investimento em recursos humanos da ordem de R$ 6,7 milhões anual, decorrente do redimensionamento do quadro de pessoal que estava deficitário. Foram contratados mais de 149 médicos, 67 enfermeiros, 130 auxiliares de enfermagem, 13 fisioterapeutas, 12 assistentes sociais, três nutricionistas, oito técnicos em patologia, três terapeutas ocupacionais, cinco psicólogos, sete técnicos em radiologia, três bioquímicos e dois cirurgiões dentistas.

Curso de Medicina

O governador Jaques Wagner anunciou também a implantação, a partir ano que vem, do curso de Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O público que acompanhava a solenidade de inauguração do pólo Jequié Cidade Software aplaudiu o governador após o anúncio. O curso de Medicina é uma reivindicação da população da região há pelo menos 15 anos, que agora começa a virar realidade.