Mais de mil famílias das comunidades rurais de Córrego de Pedra, Florestal, da sede de Manoel Vitorino e de Anta Gorda, residentes nos municípios de Ipiaú, Jequié e Manoel Vitorino, na região sudoeste do estado, serão beneficiadas nesta quarta-feira (30) com a entrega, pelo governador Jaques Wagner, de duas pontes de concreto, um módulo múltiplo uso de 630 metros quadrados e um módulo de 504 metros quadrados para feira, com 28 boxes.

Executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, as obras totalizam um investimento de R$ 464,6 mil. As ações vão contribuir para dinamizar o comércio local, otimizando a ligação entre as cidades da região e permitindo aos feirantes de Manoel Vitorino e produtores rurais de Florestal venderem com mais facilidade os seus produtos.

A cidade de Apuarema, a 353 quilômetros de Salvador, ganhará ainda reforço na área de educação, com a construção de uma escola que atenderá à comunidade de Novo Horizonte. No total, serão 282,45 metros quadrados de área, com duas salas de aula – planejadas para ensinar 80 alunos por turno, distribuídos em duas classes, cada uma com capacidade para 40 alunos. O projeto, no valor de R$ 82,3 mil, está em execução e vai ensinar filhos de pequenos agricultores do povoado de Novo Horizonte.

Também encontra-se em execução, no município de Jequié, o projeto da casa de farinha da comunidade Conjunto Formosa. Com uma área de 210 metros quadrados, a construção da unidade beneficiará 65 famílias da região, com um investimento de R$ 90,8 mil. Já a localidade de São Sebastião, no município de Boa Nova, será contemplada com uma barragem, cujo volume de água a ser acumulado é de 17.447 metros cúbicos, com recursos da ordem de R$ 65,7 mil.

Cerca de 900 famílias da comunidade de Buri Terra Seca, localizada no município de Ipiaú, também terão acesso a uma ponte de concreto que vai contribuir para escoar a produção local, com melhoria da atividade agrícola dos produtores do Vale dos Buris e Serra da Terra Seca. O investimento do governo estadual, por meio da CAR, é de R$ 51,9 mil.

O Programa Produzir é executado no estado desde 1996 e integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais da região Nordeste do país. Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, o programa financia projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção. Os recursos financeiros são do BIRD e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.