Uma solenidade cívico-militar marcou nesta sexta-feira (11) as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. No pátio da Vila Militar, no Bonfim, o desfile da Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros da Bahia, com seus carros, viaturas e guindastes, foi acompanhado pelo governador Jaques Wagner e autoridades civis e militares. A cerimônia também teve direito à prestação das honras militares, à passagem da tropa em revista e à execução da Marcha do Bombeiro e do Hino Nacional pela banda de música da Polícia Militar.

Como parte das comemorações, houve a entrega de cinco ambulâncias – quatro para o Serviço de Atendimento e Locomoção às Vítimas de Acidente e Resgate (Salvar) e uma para o projeto Bombeiro Amigo do Peito, que integra o Programa de Apoio Integrado ao Aleitamento Materno. O projeto recolhe o leite materno na casa das mães doadoras e encaminha ao banco de leite para exames. Em seguida, o alimento é fornecido para recém nascidos internados no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e na Maternidade Climério de Oliveira. São bebês que, por algum motivo, não conseguem receber o leite diretamente do seio de suas mães.

“Nada melhor do que homenagear os bombeiros trazendo investimentos e novos equipamentos”, disse o governador Jaques Wagner, que também anunciou a reforma do Hospital Geral da PM, instalado na Vila Militar do Bonfim. As obras vão acontecer mediante uma parceria entre as secretarias da Saúde e da Segurança Pública, através da PM. “O hospital está desativado há dois anos e agora vai ser equipado e integrado à rede pública de saúde do estado”, explicou o secretário da Saúde, Jorge Solla. Ele disse ainda que o atendimento vai estar assegurado aos policiais militares e também a uma parcela de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a solenidade, medalhas de mérito foram entregues a autoridades civis e militares e a cidadãos com relevantes serviços prestados ao Estado. Jaques Wagner foi agraciado com a medalha da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, entregue pelo coronel Eduardo Casa Nova, comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Já a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, e os secretários Jorge Solla e César Nunes (Segurança Pública) receberam a medalha Conselheiro Almeida Couto – a maior condecoração do Corpo de Bombeiros.

“Estou muito orgulhosa por receber a medalha, assim como também me deixa muito feliz ser madrinha do projeto Bombeiro Amigo do Peito”, disse Fátima Mendonça. No encerramento da solenidade, o coronel Sérgio Barbosa, comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, falou sobre a importância do bombeiro para a sociedade. “O bombeiro é visto pelas pessoas como um anjo da guarda. E com a valorização do nosso trabalho, continuaremos estimulados em nosso ofício de salvar vidas”.