O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de criar oficialmente o Ministério da Aqüicultura e Pesca. Ele assinou no início da noite desta segunda-feira, em Salvador, a Medida Provisória transformando a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) no ministério, cuja pasta será assumida por Altemir Gregolin, que já estava à frente da secretaria com status de ministro.

“É mais um passo para potencializar a produção pesqueira no país que tem oito mil quilômetros de costa e só produz um milhão de toneladas de pescado, contra 9 milhões de toneladas produzidas no Peru e 2 milhões, no Chile, o que é inconcebível”, disse Lula no lançamento, no bairro da Ribeira, do programa “Mais Pesca e Aqüicultura – Plano de Desenvolvimento Sustentável”.

“Foi uma decisão acertada do presidente Lula dando mais autonomia às ações da antiga secretaria e ampliando também as chances de parceria do nosso estado, que tem condições de produzir muito mais por ter a maior costa do país”, disse o governador Jaques Wagner.

Participaram do evento, além de Gregolin, os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador do Amazonas, Carlos Eduardo Braga.