O Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão responsável pela recuperação e manutenção das estradas baianas, ganhou, nesta quinta-feira (24), mais 81 novas máquinas que, incorporadas às 139 adquiridas pelo Governo do Estado, no ano passado, finalizam o processo de total reestruturação das 20 residências do interior. Em 18 meses, o governo comprou 220 veículos, num investimento de R$ 60 milhões de reais, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Integração Nacional.

É a maior aquisição dos últimos 30 anos do Derba, que existe há nove décadas. Agora, todas as residências do órgão passam a ter uma patrulha mecanizada, composta por 16 equipamentos – caminhoneta, caminhão carroceria, trator de esteiras, caminhão basculante, moto bomba, caminhão espargidor, vassoura mecânica, caminhão lubrificação, motoniveladora, grade de discos, caminhão pipa, rolo vibratório liso, espalhador de agregados, rolo de pneus, pá carregadeira e trator industrial.

“Em 33 anos de serviço no Derba, nunca havia visto um volume tão grande de equipamentos”, comemorava Inalva Pires que, nesta quinta-feira, deixou a refrigerada sala de Recursos Humanos para acompanhar a entrega oficial das máquinas, debaixo de um atípico sol de inverno. A solenidade ocorreu no Centro Administrativo, na área em frente à Assembléia Legislativa, onde os veículos estavam estacionados. O governador Jaques Wagner foi ver de perto a nova aquisição formada por máquinas de última geração.

“São as máquinas mais modernas que existem no mercado. Em algumas delas, ao invés do volante, há um joystick”, disse Jorge Tufic, diretor-geral do Derba se referindo ao controle de comando do equipamento.

As máquinas seguem direto para o interior, onde vão ser imediatamente utilizadas na recuperação de 521 quilômetros de trechos de 17 rodovias situadas nos territórios das residências de Feira de Santana, Itaberaba, Brumado, Senhor do Bomfim e Cipó. “A chegada dos novos maquinários permitirá a continuidade dos serviços que já estão sendo executados, para o benefício de 2,6 milhões de habitantes dessa região”, afirmou o secretário de Infra-Estrutura Antonio Batista Neves. Além da recuperação, as máquinas serão utilizadas em ações rotineiras como tapa-buracos, patrolamento, encascalhamento, limpeza de acostamento e roçagem. Operador de trator há quase 20 anos, Domingos de Almeida não vê a hora de começar a trabalhar com a máquina nova.

“Vai melhorar e muito a qualidade do meu trabalho, disse ele. “Quem conhece esse estado como eu conheço, sabe a importância desses equipamentos para a recuperação e manutenção de estradas vicinais, algumas de cascalho ainda, mas que são essenciais para o escoamento da produção agrícola de uma região, por exemplo. Investir em infra-estrutura representa progresso para a economia da Bahia”, ratificou o governador.

Veja mais fotos:
Novas Máquinas para o Derba