LOCAL: Vila da Polícia Militar, Bonfim.
DATA: 11.07.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 10h



O QUE É: Solenidade cívico-militar alusiva ao Dia do Bombeiro (02/07). Na oportunidade, acontece a entrega de cinco ambulâncias, quatro para o Serviço de Atendimento e Locomoção às Vítimas de Acidentes e Resgate (Salvar) e uma para coleta de leite humano do projeto Bombeiro Amigo do Peito – Programa de Apoio Integrado ao Aleitamento Materno. Também será entregue a medalha Conselheiro Almeida Couto. Será anunciada na ocasião, ainda, a adoção de medidas para fortalecer o projeto Bombeiro Amigo do Peito.




INFORMAÇÕES ADICIONAIS:



AMBULÂNCIAS: As do Salvar serão empregadas no atendimento pré-hospitalar móvel às vítimas de trauma por causas externas, em ações de suporte básico de vida e de resgate de vítimas em espaços confinados diversos, principalmente nos acidentes de trânsito, visando a estabilização no local, o monitoramento e cuidados durante o transporte e a condução até a unidade de saúde para atendimento definitivo. Estas ambulâncias serão tripuladas por bombeiros socorristas especializados.

SALVAR: É fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que fornece os recursos materiais de consumo e permanentes e as ambulâncias, e a Polícia Militar da Bahia, por meio do Corpo de Bombeiros, a quem cabe a contrapartida da operacionalização do serviço, com o seu efetivo.


MEDALHA: Maior condecoração do Corpo de Bombeiros, é outorgada a autoridades civis e militares ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado. Dentre os agraciados estarão o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a primeira-dama baiana e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, a superintendente das Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, e o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra.

BOMBEIRO AMIGO DO PEITO: Executado por bombeiros militares do Salvar, o serviço destina-se a recolher o leite materno na residência de mães doadoras, encaminhando ao banco de leite para os devidos exames, para depois ser fornecido aos recém nascidos internados no Instituto Perinatologia da Bahia (Iperba) e na Maternidade Climério de Oliveira e que, por algum motivo, não podem ou não conseguem receber o líquido direto do seio da mãe.

NOVAS PROPOSTAS: Entre elas, estão a promoção de condições que possibilitem a ampliação do sistema de atendimento a mães de recém-nascidos prematuros e de lactentes internados em unidades hospitalares, a implantação da central de atendimento S.O.S Amamentação e o aumento do volume de leite humano coletado e distribuído no estado.