O Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) comemorou 21 anos de existência, na quarta-feira (30), lançando, na sua sede, no Pelourinho, um plano de ação 2008/2009 que estipula metas e estratégias para os próximos dois anos, incluindo o diálogo entre a sociedade civil negra e o Governo do Estado.

O CDCN foi instituído em 1987, com o propósito de concretizar a interação entre o poder público e diversos segmentos da população negra, e tendo como uma das funções prioritárias, a formulação de diretrizes que assegurarem e ampliem os direitos da comunidade negra, promovendo o seu desenvolvimento social, político e econômico.

A gestão atual do Conselho tomou posse em novembro de 2007, período em que também passou a integrar a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), aprimorando o conjunto de atividades comemorativas ao dia da Consciência Negra. “Uma das maiores propostas da Sepromi é estar próximo ao CDCN, fortalecendo a importância do Conselho na sociedade para que ele cumpra seu papel junto às políticas públicas estaduais nas abordagens que envolvem o povo negro”, ressaltou o secretário Luiz Alberto.