Uma solenidade conjunta entre a Polícia Militar e o Instituto de Meio Ambiente marcou a inauguração da unidade regional do IMA na sede do Ceped, em Camaçari, quando também foi lançada a Operação Pólo Seguro, da PM, onde 57 homens e cinco viaturas vão cuidar da segurança da região.

Esta é a 15ª unidade do IMA no interior do estado, implantada a partir de uma parceria entre o instituto e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) para atuar na fiscalização ambiental em oito municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Durante a solenidade, o secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos, disse que esse é um novo momento da gestão ambiental na Bahia. “A gente já começou a vivenciar esta realidade, desconcentrando com as unidades regionais e descentralizando com as municipais”, afirmou.

Para o diretor de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, Pedro Moreira, que representou a diretora-geral do IMA, Beth Wagner, a nova unidade vai contribuir para agilizar o trabalho na região, trazendo mais facilidade para a população.

Entre as atribuições da unidade estão a fiscalização do cumprimento de licenças, extração mineral, ocupação irregular em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e saneamento ambiental, além do controle da disposição inadequada de produtos do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Entre os municípios que englobam a sua área de atuação estão Camaçari, Candeias, Catu, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé e Simões Filho. A nova sede, coordenada pela geóloga Maria da Conceição Sena, conta com dois técnicos fixos, além de toda a estrutura do IMA.

As denúncias podem ser feitas na nova sede e pelo 0800711400. O encaminhamento da documentação para licenciamento ambiental continua na sede do órgão, em Monte Serrat.