Acontece nesta sexta-feira (1º), em Itajuípe, a 430 quilômetros de Salvador, o lançamento do Projeto de Fortalecimento Ambiental da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

O projeto tem o patrocínio da Petrobras e é coordenado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abará), contemplando sete municípios do sul da Bahia.

Os secretários do Meio Ambiente, Juliano Matos, da Agricultura, Geraldo Simões, e do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, estarão presentes ao lançamento, às 8h30, no Espaço de Eventos Kamuá em Itajuípe.

O projeto prevê ações de infra-estrutura, capacitação, educação e comunicação ambiental que visem o fortalecimento das instituições que compõem o Conselho Gestor da APA, a exemplo dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente.
A Petrobras está dando apoio ao projeto como forma de compensação pela passagem do Gasoduto Cacimbas/Catu no perímetro da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

O acordo foi firmado com a empresa em dezembro do ano passado. O Conselho Gestor da unidade de conservação liberou uma carta de anuência que garantiu a liberação da obra.

O Conselho Gestor exigiu a aplicação de alguns procedimentos para o licenciamento a partir do cumprimento de várias condicionantes, entre elas o patrocínio de dois projetos socioambientais.

Programação

8h30 – Abertura com as presenças do secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos, do secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Geraldo Simões, do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Orlando Filho, e demais prefeitos da bacia do Almada.

9h30 – Palestra do secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos sobre Política Ambiental no Estado da Bahia.

10h30 – Palestra do gerente geral de Planejamento e Implantação de Logística de Gás Natural, Marcelo José Leite Restum. Apresentação do Projeto Gasene.

11h00 – Palestra do gerente de Comunicação Empresarial do Gás & Energia, Vanderley Antunes Bezerra sobre Política de Responsabilidade Socioambiental da Petrobras.

11h30- Palestra do gestor da APA, Frederico Costacurta, e do coordenador técnico da Abará, Marcos Luedy, sobre o Projeto de Fortalecimento da Gestão Ambiental na APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

12h00 – Apresentação dos kits (equipamentos) de informática que serão doados pela Petrobras para os sete Conselhos Municipais de Meio Ambiente da bacia do Almada.

12h30 – Almoço

14h00 – Apresentação da peça teatral Higiene Radical

14h00 – Lançamento da Exposição Fotográfica Mulheres do Almada, do fotógrafo ambientalista Marcos de Souza.

16h00 – Reunião do Conselho Gestor da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.