Cem pássaros silvestres foram apreendidos, nesta segunda-feira (21), em uma feira livre próxima à Central de Abastecimento do município de Feira de Santana, por integrantes da operação “Fauna Livre”, desencadeada domingo (20) pela Delegacia de Proteção Ambiental de Lençóis. Fiscais do Ibama, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus prenderam seis vendedores de pássaros, que foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Feira de Santana.

No domingo, outros 300 pássaros de diversas espécies e um mico haviam sido apreendidos, na feira livre do bairro Estação Nova. A proposta da ação policial é coibir a comercialização de animais da fauna silvestre em feiras livres cidade. As diligências foram coordenadas pela delegada Aline Freitas, titular da delegacia.

A operação contou com a participação de 40 homens das polícias Civil e Rodoviária Federal e quatro fiscais do Ibama, que lavraram os autos de infração. Quatro pessoas foram presas, depois de flagradas vendendo os animais. Segundo a delegada, "os animais eram comercializados em Feira de Santana e levados para várias regiões do estado".

A delegada e equipe também estiveram na residência de Josabel Pinheiro dos Santos, conhecimento por "Dentinho", em cumprimento a mandado judicial de busca e apreensão. No local, apreenderam mais 15 canários. Josabel não estava em casa, mas um advogado já confirmou sua apresentação para esta terça-feira (22), no Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana.

"Esses animais eram utilizados em rinhas na Bahia e em outros estados", destaca a delegada. "Dentinho”, havia sido preso pela PRF, em janeiro deste ano, por transportar canários silvestres no estado de Sergipe.