Música, teatro, sorteio de brindes e muita animação marcarão o lançamento do gibi do Projeto Puçá, “Carango e Sua Turma”. A publicação tem o objetivo de contar, em linguagem acessível e bastante divertida, aspectos fundamentais para o envolvimento das crianças com o projeto. O evento acontecerá neste sábado (19), em Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação, a partir das 9h, no Centro Educacional Municipal de Acupe.

O Puçá é um projeto do Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA), com a parceria da Bahia Pesca, e visa recuperar as áreas de manguezal afetadas por declínio populacional, além da realização de treinamento e educação, voltadas para conscientização ambiental dos pescadores e marisqueiras, comerciantes e consumidores do caranguejo-uçá.

Para que se chegasse ao nome do mascote foi promovido um concurso entre 25 escolas do Acupe, Ituberá, Nilo Peçanha e Canavieiras, onde as crianças escolheram o nome do personagem principal do gibi, o caranguejo “Carango”. De acordo com o regulamento, a escola que tivesse mais sugestões votadas pela internet e selecionadas pelo júri, receberia a doação de uma TV 29 polegadas, um aparelho de DVD e uma coleção em DVD de vídeos educativos.

A escola ganhadora foi o Centro Educacional Municipal de Acupe e o prêmio será entregue no dia do evento. Neste primeiro número, o tema é a história do projeto e o ciclo de vida do caranguejo-uçá. Já no segundo número, serão apresentados aspectos da doença do caranguejo letárgico, que vem afetando as populações de caranguejo ao longo do litoral brasileiro há mais de 10 anos. No terceiro numero, será abordado o projeto de repovoamento de caranguejos desenvolvidos pelo grupo GIA.