A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) entregou, na manhã desta terça-feira (29), seis novas caminhonetes modelo Ranger, da Ford, aos escritórios regionais de Juazeiro, Vitória da Conquista, Eunápolis, Valença, Itabuna e Salvador.

A nova frota vai atender os projetos que apóiam o pequeno agricultor florestal, como o Pólo Florestal Sustentável, que visa estimular o plantio de bosque energético, ampliando a oferta de madeira plantada.

As caminhonetes ainda vão fortalecer e ampliar a gestão de Áreas de Proteção Ambiental como a APA Baía de Camamu, APA Ilhas de Tinharé e Boipeba, APA de Guaibim, APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, APA do Pratigi, APA Caraíva/Trancoso, no litoral do baixo sul e sul da Bahia, além da APA Lago do Sobradinho, no norte do estado.

De acordo com o superintendente de Políticas Florestais, Unidades de Conservação e Biodiversidade (SFC/Semarh), Marcos Ferreira, os veículos vão potencializar as ações da secretaria no interior, garantindo uma gestão descentralizada. “Vamos acelerar o trabalho de campo na gestão das unidades de conservação, no apoio ao agricultor florestal e aos programas de fomento florestal”, garantiu.

Durante a entrega dos veículos, os responsáveis pelos escritórios regionais receberam orientações do instrutor técnico da Ford, Carlos Roberto, sobre o uso adequado, a importância de fazer a revisão periódica, o funcionamento das travas de segurança e o manuseio das ferramentas de primeiros-socorros dos carros.