A Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), através da Diretoria de Controle das Ações e Serviços de Saúde (Dicon), promove reunião com prestadores de oftalmologia cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para discutir o credenciamento das unidades ao SUS que vão atender à demanda do Topa – Todos pela Alfabetização – Programa Especial de Alfabetização de Jovens e Adultos. A reunião acontece segunda-feira (21), às 14h, no auditório da Suregs, na Avenida. Magalhães Neto, n.1856, Edificio TK Tower, 13º andar, Pituba.

Como a maior parte dos alunos é formada por pessoas com mais de 40 anos, que começam a apresentar problemas de visão, a parceria entre as secretarias de Educação e Saúde vai proporcionar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado. Esta ação, iniciada com a consulta oftalmológica, busca a melhoria do rendimento dos alunos e redução das taxas de evasão escolar. A SESAB – Secretaria da Saúde do Estado, garante aos participantes do TOPA a consulta e o fornecimento de óculos, quando for necessário.

O credenciamento de novos serviços de oftalmologia é necessário para ampliar o atendimento oftalmológico e prestar assistência a cerca de 300 mil estudantes que participam do TOPA. Na Bahia, apenas 83 municípios oferecem atendimento oftalmológico, sendo que quase a metade deles tem pequena capacidade de oferta. Entre os critérios para ser credenciado estão comprovação de capacidade instalada, alvará de vigilância atualizado, bem como habilitação jurídica e de regularidade fiscal. Os interessados podem entrar em contato com a SESAB, através do telefone 3342-1690.

O TOPA tem como meta atender, até 2010, 1 milhão de pessoas que não tiveram a oportunidade se serem alfabetizadas. Inicialmente, a previsão é de atender à população de 400 municípios.