A nova enfermaria pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE) foi inaugurada nesta quarta-feira (16) pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, com a presença da diretoria e dos funcionários do hospital. São 20 leitos equipados com um novo mobiliário preparado para receber os pacientes e seus acompanhantes.

Há três anos funcionando sem o setor pediátrico, o HGE passa a oferecer um melhor atendimento aos pequenos pacientes com uma novidade: a instalação da brinquedoteca – um espaço para atividades lúdicas equipado com TV, DVD, jogos e brinquedos educativos –, que faz parte do projeto de humanização do hospital e vai ajudar na reabilitação dos pacientes.

“A humanização é essencial para os pacientes, principalmente as crianças. Isso ajuda na recuperação e melhora o ambiente de trabalho no hospital”, afirma o diretor-geral do HGE, André Andrade. Ele conta que o atendimento pediátrico é especializado em politraumatismos causados por fatores externos. “Uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais vão se empenhar no tratamento dos pacientes mirins”, explica Andrade.

O pediatra homenageado com a placa da inauguração da enfermaria, Antonio Antico, declara que a nova ala vai facilitar o trabalho dos funcionários do hospital. “São 37 anos aqui, desde o antigo Hospital Getúlio Vargas, e receber essa homenagem é emocionante. Essa enfermaria vai fazer com que possamos dar uma assistência muito melhor às crianças”, destaca.

Foram investidos cerca de R$ 80 mil na reconstrução da enfermaria, que estava sendo utilizada para internação de pacientes de outras especialidades. A reforma, segundo Solla, faz parte do plano de reconstrução da estrutura da saúde no estado. “Em um ano e meio, todas as enfermarias do HGE foram reformadas e o projeto continua com a futura construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), novas enfermarias, ampliação do estacionamento e construção de um heliponto para facilitar a transferência de pacientes de outros hospitais para o HGE”, informa o secretário.

Hospital da Criança e pólo de atendimento pediátrico

O secretário observa que há outro motivo para comemorar. “Além da inauguração da enfermaria pediátrica, foi lançado hoje o edital de licitação para as obras do Hospital da Criança, que será construído em Feira de Santana”, conta.

Para ele, a enfermaria pediátrica do HGE vai prestar uma grande assistência às crianças, “e, aliado ao Hospital da Criança, vamos construir um pólo de atendimento pediátrico no estado”.

Solla ressaltou que o Hospital da Criança vai contar com 240 leitos – 70 deles para tratamento intensivo e semi-intensivo – para os pacientes de toda a região.