Uma nova enfermaria pediátrica, com novo mobiliário e uma brinquedoteca serão inauguradas no Hospital Geral do Estado (HGE) nesta quarta-feira (16), às 8 horas, em solenidade que terá a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

A área da nova enfermaria pediátrica da unidade, que vinha sendo utilizada para internação de pacientes de outras especialidades, enquanto eram feitas reformas nas diversas enfermarias do hospital, foi totalmente reformada, adequada e mobiliada para o internamento dos pacientes pediátricos, envolvendo recursos estimados em torno de R$ 80 mil.

Dotada de 20 leitos, a enfermaria pediátrica possui aparelhos de televisão, DVD e som. O projeto arquitetônico também contemplou a colocação de poltronas que possibilitam que os acompanhantes tenham conforto durante a noite, quando for necessária a permanência dos mesmos. “Com isso, queremos demonstrar nossa preocupação com a humanização, não só no atendimento aos pacientes, mas também em relação àqueles que estão acompanhando seu processo de recuperação”, disse o diretor administrativo do HGE, Márcio Quintanilha.

Outro importante equipamento que será entregue aos pacientes pediátricos do HGE é a brinquedoteca, com vários tipos de brinquedos e jogos educativos. As brinquedotecas são espaços criados em hospitais que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação, com o objetivo de humanizar o atendimento e possibilitar a continuidade do desenvolvimento psicomotor dos pacientes.

Estudos demonstram que crianças que freqüentam brinquedotecas hospitalares têm oportunidade de reestruturar algumas atividades diárias, minimizando possíveis efeitos negativos da internação e possibilitando que passem pelo processo de hospitalização com menos trauma.

O HGE, unidade da rede estadual de saúde, é caracterizado como de alta complexidade e especializado em urgência e emergência em trauma. O hospital dispõe de 240 leitos de internação, distribuídos em oito enfermarias, e mais 32 leitos de UTI, contabilizando uma média de 700 cirurgias/mês. Somente no último ano, a unidade teve implantado o serviço de diálise para pacientes internados na UTI e foram inauguradas duas novas enfermarias – a cirúrgica e a intermediária.