Depois da reforma de várias instalações, como cozinha e almoxarifado, e construção de enfermaria com 60 leitos, inaugurada em dezembro do ano passado, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, terá dobrada a capacidade de atendimento do Centro Cirúrgico.

A reforma e ampliação foi anunciada nesta segunda-feira (28) pelo secretário da Saúde, Jorge Solla. As obras vão começar pela área de Obstetrícia e prosseguirá na área de Neonatologia, dobrando o número de leitos da UTI Neonatal.
Será montada no hospital uma Sala de Reanimação com dois leitos e uma Sala de Estabilização.

Na solenidade de anúncio das reformas, o secretário empossou a nova diretora da unidade, a médica pediatra Edilma dos Reis Silva, e a nova diretora da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), a enfermeira Iraci Leite da Silva.
O HGCA também ganhou uma UTI Móvel totalmente equipada, que vai servir a toda a região.

“Além do sucateamento dos hospitais, tivemos que enfrentar o sucateamento dos veículos. Já entregamos 54 ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outras 50 ambulâncias para as unidades hospitalares da capital e do interior”, disse o secretário.

Ele assegurou que em quatro anos o Hospital Clériston Andrade será totalmente recuperado, depois de ter sido degradado por décadas. “Quem critica nunca levantou a bandeira de recuperação deste hospital, cuja estrutura estava completamente deteriorada quando assumimos a gestão. A Emergência dava náuseas. O HGCA ainda não está no ideal, mas nem de longe se compara ao que encontramos antes”, salientou.

Mangas Arregaçadas

A responsabilidade de assumir a gerência do maior hospital público do interior da Bahia é encarada pela nova diretora, Edilma dos Reis Silva, com confiança.

Edilma lembrou o trabalho que realizou na 2ª Dires, quando foi dada ênfase à atenção básica, refletindo na saúde da população e no atendimento do Hospital Clériston Andrade.
“Contamos com o esforço de toda a equipe para atuarmos com qualidade e humanização. É com a bandeira do respeito, da igualdade, da ética e do compromisso que vamos tocar o trabalho deste hospital. Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar”, disse Edilma.

A condução do trabalho na 2ª Dires terá, como eixos principais, a articulação de parcerias e o zelo com o bem público “para a construção do SUS que almejamos”, ressaltou a nova diretora, Iraci Leite da Silva.
Ela lembrou a capacidade de articulação das Diretorias Regionais de Saúde em janeiro do ano passado, quando o novo governo enfrentou e venceu uma epidemia de sarampo no estado.

O secretário Jorge Solla pediu o mesmo empenho para o cumprimento da meta de vacinar 4,8 milhões de baianos contra a rubéola, na campanha que começa no dia 9 de agosto.

Ele também enfatizou a necessidade de redobrar os cuidados para que o Hospital Clériston Andrade e a 2ªDires “não virem comitês eleitorais de quem quer que seja”, seguindo a orientação do governador Jaques Wagner de não se utilizar equipamentos públicos na campanha eleitoral.

“O dinheiro da Dires não vai mais ser utilizado para comprar gasolina, faixa, camisa e contratar cabo eleitoral, como era feito, ou permitir que cabos eleitorais marquem exame, consulta, cirurgia. Vamos apenas torcer para que os novos prefeitos dos 417 municípios se comprometam com o SUS, priorizem a saúde e sejam nossos parceiros”, observou Solla.