A campanha de incentivo à doação de órgãos vai ocupar importante espaço na noite desta quarta-feira (16) no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, durante o jogo entre Vitória e São Paulo, válido pelo Campeonato Brasileiro, com início previsto para 9h45. Numa parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado, através do Programa Estadual de Transplantes, Federação Baiana de Futebol e Esporte Clube Vitória, faixas com mensagens de incentivo à doação serão exibidas antes do início e durante o intervalo da partida. Além disso, serão distribuídos no estádio folhetos educativos sobre doação e transplante de órgãos.

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, marcará presença no certame esportivo, oportunidade em que gravará uma mensagem a ser apresentada no domingo (20), durante o programa “Vitória na TV”, exibido a partir de 9 horas, na TV Record. Na mensagem, Solla fará um agradecimento aos parceiros – Federação Baiana de Futebol e Esporte Clube Vitória, entre outros-, além de prestar esclarecimentos sobre o Sistema Estadual de Transplantes e os avanços nas atividades de doação e transplante de órgãos na Bahia.

Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, esta será uma “excelente oportunidade para difundirmos informações sobre as atividades de transplante de órgãos e, conseqüentemente, incentivar esportistas e torcedores para que doem órgãos e ajudem a salvar vidas”. O subsecretário de Saúde do Estado, Amauri Teixeira, lembra que esta é a segunda vez que o Esporte Clube Vitória participa de ações de incentivo à doação de órgãos – em oportunidade anterior, os jogadores da agremiação entraram em campo usando camisas com o slogan da campanha – “Doe órgãos, doe vida!”.

“A diretoria do Vitória tem-se mostrado sensível a campanhas desse tipo e até já disponibiliza, no site do clube, informações sobre doação de sangue e de órgãos”, revela Amauri Teixeira. O subsecretário lembra ainda que a divulgação de informações sobre doação de órgãos durante a partida desta quarta-feira (16) é muito importante, uma vez que o jogo “envolve dois times bem colocados no campeonato e terá grande visibilidade”.

Negativa Familiar

A Bahia registrou, em 2008, 29 doações de múltiplos órgãos, número ainda reduzido para atender a demanda. De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, apesar dos avanços que podem ser observados, ainda existem vários obstáculos a serem vencidos na área de transplantes, entre eles o elevado índice de negativa familiar para a doação de órgãos. “Mais de 50 % das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação”, revela Eraldo Moura.