A Secretaria da Saúde do Estado, através do Programa de Controle da Hanseníase, promove desta segunda-feira (14) até a quinta-feira (17), das 8 às 17 horas, no Hospital Dom Rodrigo de Menezes, um treinamento para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de 10 equipes de Saúde da Família de Salvador.

O objetivo é capacitar os profissionais para o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase, doença que atinge a pele e alguns nervos, e que pode causar deformidades físicas, evitáveis com o diagnóstico na fase inicial da enfermidade e o tratamento imediato.

No momento, o Ministério da Saúde está desenvolvendo a campanha "Saúde é bom saber!", com foco na hanseníase. A finalidade da campanha é divulgar informações sobre a doença, para que toda a população possa ser ativa na sua prevenção.

m Salvador, a coordenação do Programa de Controle da Hanseníase da Sesab, em parceria com a secretaria municipal de Saúde e o MORHAN (Movimento de Reintegração dos Hansenianos), está engajada na campanha e realiza, no próximo dia 18, uma panfletagem em locais de grande circulação – estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga e Iguatemi. No Brasil, a cada ano são registrados cerca de 47 mil novos casos de hanseníase.