“Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apóie a mulher”. Este será o tema das atividades da XVII Semana Mundial de Amamentação, que começa na próxima sexta-feira (1º) e vai até o dia 7 de agosto. O tema foi escolhido com o objetivo de reforçar a consciência da família, do profissional de saúde e da sociedade em geral sobre a necessidade de apoiar a mulher no ato de amamentar. Além disso, mostrar a extrema importância do incentivo à criação de condições de excelência para esse apoio, não apenas no lar, mas também no ambiente profissional.

Instituída em 1991, pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), com o apoio do Unicef, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a semana é comemorada em mais de 120 países, com a finalidade de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, recomendando o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da área técnica de Saúde da Criança e em parceria com outras instituições, como o Grupo Integrado de Incentivo ao Aleitamento Materno (Giiam), Secretaria Municipal da Saúde de Salvador e diretorias regionais da Saúde, promoverá diversas atividades que incluem palestras, oficinas, distribuição de material educativo e uma Feira de Saúde, no dia 5, no Shopping Lapa.

Prevenção de doenças

No mundo todo, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças, com menos de cinco anos, morrem de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo, que podem ajudar a reduzir essas mortes e a principal delas é o aleitamento materno.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças amamentadas até os seis meses de vida cresceu no Brasil, mas em algumas regiões esses índices ainda são baixos. No Nordeste, por exemplo, o índice é de 20%. Ainda segundo o MS, a média de aleitamento materno exclusivo da população brasileira, em 1999, era de 23 dias, enquanto o de aleitamento materno, com a inclusão de outros alimentos na dieta do bebê, era de nove meses.

“É necessário saber que os bebês até os seis meses de idade não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água”, garante a pediatra Maria Rosário Barreto, da área técnica de Saúde da Criança. Já Ministério da Saúde classifica a amamentação como o primeiro direito da criança após o nascimento e pontua que crianças menores de seis meses que não foram amamentadas ou foram desmamadas apresentam um risco de oito a 10 vezes maior de morrer por diarréia.

Ações para a comunidade

Seminários, palestras, oficinas, distribuição de material educativo, exibição de vídeos e encontros de gestantes integram a programação da XVII Semana Mundial de Amamentação, que terá atividades em diversas diretorias regionais de Saúde, maternidades e secretarias municipais da Saúde.

Na terça-feira (5), equipe da área técnica de Saúde da Criança participará de uma Feira de Saúde, das 8 às 22h, no Shopping Lapa. A 4ª e a 16ª Dires vão promover seminários sobre o tema, enquanto as secretarias da Saúde de Xique-Xique, Cristópolis, Itaguaçu e Camacã realizam palestras educativas e distribuem folhetos educativos.

Em Salvador, a Maternidade Albert Sabin, que integra a rede estadual de saúde, elaborou uma extensa programação, visando fornecer informações importantes sobre amamentação. A diretora da unidade, Rita de Cássia Leal, explica que a proposta é disseminar informações atualizadas sobre como apoiar a mulher na amamentação e que as atividades contemplarão não somente as gestantes atendidas na maternidade, mas também as da comunidade, apoiando inclusive o trabalho desenvolvido pela Associação de Mulheres 8 de Março, que atende um grande contingente de mulheres com baixa escolaridade, sem acesso à educação e informação.

A Albert Sabin vai realizar, nesta sexta-feira (1), palestra sobre “Amamentação e o apoio à gestante”, a partir de 14h, na Escola Municipal Ricardo Pereira. De 4 a 7 serão realizadas atividades – palestras e dinâmica de sensibilização na própria unidade, onde também serão colocados um mural educativo e uma faixa alusiva à semana.

Tsylla Balbino

Na maior maternidade da Sesab – Tsyla Balbino – a programação também será iniciada nesta sexta, com exposição de faixa na área externa da unidade. Nos dias 2 e 3, haverá distribuição de folders entre a clientela e “Momento do aleitamento materno”, realizado por equipe multidisciplinar, com as parturientes nas enfermarias. No dia 5, acontecerá encontro de gestantes e familiares atendidas no ambulatório, com exposição sobre aleitamento materno, com depoimentos das gestantes e familiares.

No dia 7, das 9 às 11h, a maternidade vai promover o evento “Amamentação: participe e apóie a mulher”, com apresentação musical, palestra sobre o tema “Por que somos mamíferos?” e apresentação do coral da Tsyla Balbino.

A semana também será lembrada, no Hospital Roberto Santos, onde acontecerá, no dia 5, café da manhã com mães e avós, palestra e teatro de fantoches “Amigos do Peito”. No dia 7, às 11h, haverá palestra sobre as leis que regem o aleitamento materno, voltada para profissionais da unidade. O Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, promoverá uma série de atividades, incluindo concurso de cartazes e distribuição de cartazes e panfletos.