Nesta quarta-feira (16), às 9h, no Centro de Convenções, o secretário da Saúde, Jorge Solla, preside a sessão de instalação e posse dos coordenadores e integrantes das Câmaras Técnicas de Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade.

A criação das Câmaras Técnicas, instituídas pelo Ministério da Saúde, supre as necessidades de estruturação da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, baseada nos princípios do SUS, estabelecendo mecanismos de regulação, fiscalização, controle e avaliação da assistência prestada aos usuários do sistema de saúde.

As Câmaras e seus coordenadores são a de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade, Paulo José Bastos Barbosa, Atenção em Nefrologia, Maria Tereza Silveira Martins, Atenção Oncológica, Sandro José Martins, Atenção em Oftalmologia, Paulo Afonso Batista dos Santos, Atenção em Traumato Ortopedia, Ricardo Brito Cottias, de Transplantes de Fígado, Jorge Bastos, e de Córneas, Jorge Paulo Oliveira.

O regimento interno das Câmaras Técnicas estabelece, como atribuição prioritária, assessorar o gestor estadual na elaboração, planejamento e normatização da Política Estadual de Atenção à Saúde, em cada área, bem como acompanhar a implantação e implementação dessas políticas.

As Câmaras são um desafio às Sociedades Científicas e Instituições ligadas à Saúde e uma forma de compartilhar decisões estratégicas que nortearão o desenho, implementação e monitoramento da rede pública de estabelecimentos, dedicados ao cuidado de portadores de condições clínicas mais prevalentes ou complexas, como doenças cardiovasculares e neurológicas, câncer, trauma, doenças renais e oftalmológicas.