Os funcionários públicos do Estado que possuem Planserv já têm garantido o atendimento de urgência e emergência especializado em otorrinolaringologia no Hospital Santa Izabel, que fica no bairro de Nazaré, em Salvador. A Unidade de Otorrinolaringologia Nilvano Andrade, inaugurada hoje (31), durante as comemorações dos 115 anos do hospital, é a única da Bahia com atendimento 24 horas especializado em doenças do ouvido, nariz, faringe e laringe.

Na unidade, o atendimento eletivo (consultas e exames com hora marcada) será feito em quatro consultórios e em salas equipadas com máquinas modernas para diagnóstico e tratamento das patologias, como o audiômetro, que mede a capacidade auditiva do paciente. Também serão realizados os exames laringoscopia direta, videolaringoscopia e videonasofibroscopia, além de serviços como retirada de corpo estranho e tratamento de epistaxes.

“Em breve, estaremos implantando o exame polissonografia, para o estudo do ronco e da apnéia do sono”, explicou Ana Cláudia Fonseca, enfermeira responsável pela unidade.

O novo centro homenageia o médico especialista Nilvano Andrade, que há décadas se dedica à formação de novos médicos e a pesquisas e estudos na área dentro do Hospital Santa Izabel, assim como fez seu pai, Otaviano Andrade.

“A grande importância dessa unidade é que ela tem a melhor tecnologia de ponta existente no mundo, com equipamentos semelhantes aos que existem em consultórios de Nova Iorque, por exemplo, com atendimento 24 horas feito por especialistas titulados com pós-graduação”, disse o homenageado.

Os mesmos médicos que darão assistência aos pacientes dos convênios e particulares tratarão pacientes carentes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ambulatório Silva Lima.

115 anos de ensino e assistência

Na inauguração da nova unidade, médicos, diretores e superintendentes do Santa Izabel celebraram os 115 anos da instituição, ligada à Santa Casa de Misericórdia. Na solenidade, com a presença do governador Jaques Wagner, o provedor Álvaro Lemos Filho recebeu uma placa do Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, de reconhecimento ao trabalho científico realizado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

“Quero parabenizar a todos da Santa Casa, que são comprometidos com o espírito público de construir uma sociedade melhor, e dar o meu estímulo para que continuem com esse trabalho”, disse Wagner.