O programa de integração das polícias Civil e Militar que está sendo implantado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia prevê a efetivação de importantes projetos até o final do ano, como a criação de um Sistema Único de Telecomunicações, inédito no Brasil. Ainda este mês, 150 novas viaturas e 50 motocicletas já estarão à disposição da Polícia Militar, dispondo de moderna padronização, nas cores azul e cinza, que também será utilizada pelos veículos da Polícia Civil e Polícia Técnica (DPT).

As novas viaturas (150 peruas e 40 blazers) foram adquiridas pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado, através de pregão presencial, com uma modalidade de contrato que garante também a manutenção da frota por três anos, em um investimento de R$ 25 milhões.

Desta forma, não ocorrerá a interrupção da oferta de serviços de Segurança Pública caso algum veículo necessite reparos, pois ele será imediatamente substituído. No final desse período, as viaturas serão incorporadas ao patrimônio do Estado e o contrato de manutenção renovado.

O novo padrão dos veículos, que irão dispor de moderno sistema de rádio e compartimento prisional, foi escolhido, de acordo com o programa de integração das polícias do Estado, para facilitar as ações operacionais conjuntas. As motos seguiram a mesma padronização nas cores azul e cinza.

O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, avalia com sendo de grande importância o programa de integração. “Será uma demonstração de que trabalhamos integrados, que somos uma só polícia, mesmo com funções diferenciadas – o ostensivo da PM , o investigativo, da polícia judiciária, que busca elucidar os fatos, e o de polícia científica , do DPT. O que a sociedade quer, realmente, é uma polícia eficiente”, concluiu.

O coronel Antônio Jorge Santana, comandante da Polícia Militar, também considera fundamental a maior integração para o sucesso das operações de enfrentamento à criminalidade. “Estamos realizando um esforço conjunto para melhorar a segurança no Estado”, afirmou.

Outros projetos

O Sistema Único de Comunicação vai contar com uma central em Salvador e 22 no interior, dispondo de modernos equipamentos que proporcionarão mais agilidade às ações policiais. Outro projeto já praticamente implantado é o de Áreas Integradas de Segurança Pública, com a definição de 21 regiões em Salvador, que facilitará o planejamento e a execução de operações conjuntas.

A expectativa é que a soma de esforços de policiais da delegacia e companhia PM que atende cada área produza resultados mais eficientes no combate e controle da criminalidade. Essa atuação planejada e integrada já está sendo realizada em 21 das áreas definidas.

O programa de modernização da Segurança Pública da Bahia prevê ainda a implantação de inúmeras ações, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública.