A implantação de um projeto piloto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no bairro de Tancredo Neves foi o principal tema discutido, nesta quinta-feira (31), na 7ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), realizada na Secretaria da Segurança Pública. O bairro foi escolhido por ter registrado o maior índice de homicídios dolosos em Salvador e Região Metropolitana nos dois últimos anos.

O objetivo do projeto piloto é reduzir a criminalidade em Tancredo Neves, que tem uma população de aproximadamente 65 mil pessoas, com investimentos nas áreas de segurança (aumento de efetivo, construção e reformas de instalações), educação (reformas das escolas) e urbanismo (iluminação e quadras poliesportivas). Os recursos serão destinados do Pronasci e do orçamento estadual.

Participaram da reunião autoridades ligadas à SSP, PM, Ministério Público, polícias Civil e Federal e Rodoviária, além de representantes de outros órgãos de Governo do Estado, que discutiram medidas de combate à violência no estado.
"O número de homicídios tem diminuído, porém temos a consciência de que ainda é muito elevado. Prendemos recentemente integrantes de grupos responsáveis pelas chacinas ocorridas e as polícias estão fazendo um grande esforço para capturar os outros envolvidos", afirmou o secretário da Segurança Pública, César Nunes, coordenador do GGI. Ele ressaltou que a Superintendência de Inteligência já fez um mapeamento de todas as principais áreas de incidências de crimes de maior potencial, para que as intervenções tenham sempre êxito.

Nunes destacou os investimentos em telecomunicações e no Departamento de Polícia Técnica (DPT), através do sistema automático de identificação de impressão digital (Afis), que funcionará integrado ao banco de dados da Polícia Federal em Brasília. "Estamos integrando as estruturas, pois queremos uma polícia forte e trabalhando de forma integrada, para melhorar a segurança pública no estado", disse. Ele afirmou que a execução do Pronasci, além a integração e da compra de equipamentos das polícias são medidas tão importantes como a inclusão social para a queda dos índices de criminalidade nas grandes cidades.

Na área de policiamento, foi destacada a inclusão de novas viaturas nos quadros das polícias Civil e Militar. O coronel Josué Brandão, comandante da Coordenadoria de Operações Policiais da PM, ressaltou a ampliação do número de veículos nas ruas de Salvador. “Aumentamos de 80 para 139 o número de viaturas e reforçamos a Rondesp, duplicando os veículos disponíveis. Isso dá mais ostensividade e aumenta a sensação de segurança para a população”, explica.