A polícia baiana prendeu, na madrugada desta quinta-feira (31), em Irecê – a 475 km de Salvador – os acusados de assalto a bancos Franklin Costa de Araújo, 34 anos, José Eudes Galdino, 27 e o irmão Edílson Galdino, 24. Segundo a polícia, os três são suspeitos de integrar a maior quadrilha de assaltos e seqüestros a bancários do estado.

Com os três, a polícia apreendeu três pistolas, uma granada e farta munição. Uma das armas pertence a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, os policiais se anteciparam às ações da quadrilha e conseguiu desarticular o seu principal núcleo, composto por Franklin, Eudes e Edilson.

O delegado do COE, Clayton Chaves, explicou que os policiais se infiltraram na quadrilha e conseguiram evitar mais uma ação dos bandidos, que planejavam assaltar uma agência do Banco do Brasil em Canarana, próximo a Irecê. “Chegamos até o local, com agilidade, graças à uma aeronave cedida pelo Governo do Estado, o que foi fundamental para a captura dos criminosos, que foram surpreendidos quando já haviam ocupado a casa do gerente do banco”, conta.

De acordo com Clayton Chaves, Franklin estava praticando vários assaltos na região de Irecê, desde que fugiu da Penitenciária Lemos Brito em outubro do ano passado, após receber um indulto. A quadrilha, segundo o policial, teria conseguido roubar mais de R$ 1,4 milhão nos últimos nove assaltos praticados em cidades próximas a Irecê.

Na última incursão, os assaltantes utilizaram fardas da PM e armas como fuzis e pistolas. César Nunes explicou que as investigações continuam, pois já foram identificados os outros quatro integrantes da quadrilha.