Definir as ações de divulgação dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) na Bahia foi o objetivo da reunião realizada nesta sexta-feira (11) na sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia, promovida pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça (MJ). Será criado um núcleo regional de comunicação que vai funcionar como um canal com a mídia, líderes comunitários e entidades não governamentais, na divulgação dos projetos.

A coordenadora de Comunicação Social do Pronasci, Bianca Persisci, afirmou ser necessária a atuação dos coordenadores regionais (jornalistas e relações públicas) no planejamento e uso das ferramentas de comunicação. “Queremos dar mais visibilidade aos projetos que já estão sendo desenvolvidos e também proporcionar um diálogo com as lideranças locais, que nos dará um retorno do que está acontecendo”, disse.

A representante do MJ ressaltou que essa reunião com assessores de comunicação, antes já realizada no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, busca integrar os órgãos envolvidos e tornar transparente os investimentos do Pronasci. Disse ainda que todas as informações referentes ao Pronasci estão disponíveis no portal do Ministério da Justiça ( www.mj.gov.br/pronasci ).

O delegado federal Expedito Teixeira, superintendente das Ações Policiais Integradas da SSP e coordenador do Pronasci na Bahia, destacou a importância do encontro para antecipar para a população os projetos que estão sendo implementados nas suas respectivas comunidades. Lembrou que na Bahia as ações já se encontram em estágio avançado.

Também presente no encontro, o coordenador de Ações Policiais do Pronasci, Jorge Quadros, ressaltou que a meta é mobilizar os mecanismos de comunicação e explicar como funcionará o programa, que terá duração de quatro anos. “Temos que atingir o nosso público alvo que são os jovens de 15 a 24 anos e melhorar a credibilidade da polícia perante a população”, concluiu.

No final da reunião foram realizadas mesas redondas para discutir as ações de cada órgão e de suas respectivas assessorias. Também participaram do evento representantes das polícias Civil e Militar, do Departamento de Polícia Técnica, líderes comunitários, dentre outros.