Os containeres prisionais móveis adquiridos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para serem usados durante o Carnaval estão sendo utilizados para desafogar algumas delegacias que vivem a situação de superlotação de presos. As unidades foram examinadas por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que atestou a salubridade e segurança dos equipamentos.

O subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, esclarece que "essa medida vai aliviar a situação nas delegacias, a exemplo da instalada em Vera Cruz, que tem capacidade para quatro presos e abriga atualmente 28 custodiados". Ele acrescentou que a transferência para os módulos prisionais, conforme atesta o laudo expedido pelo DPT, representa uma melhoria na condição dos reclusos.

As unidades, com capacidade para 14 detentos, cada uma, são dotadas de beliche, banheiro completo e sistema de ventilação adequada, e, no momento, abrigam, em média, dez presos por módulo. Possuem 12 metros de comprimento por 2,40 metros de altura e 2,40 metros de largura, dispondo também de uma mesa e dois bancos metálicos para que os internos possam ler e escrever.