Os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, são vistos como bons ou ótimos pela maioria dos consumidores. Dos clientes pesquisados, 54,5% aprovaram os serviços, 43% responderam que são bons e 11,5% que são ótimos.

Os dados são da pesquisa de satisfação do cliente realizada pela P&A, para identificar os aspectos que constituem a imagem institucional da Embasa e conhecer a avaliação que os clientes fazem dos serviços prestados.

A maioria, 94,1%, reconhece a Embasa como prestadora dos serviços de abastecimento de água tratada e 64% da amostra indicou como boa ou ótima a qualidade da água que a empresa distribui. O atendimento prestado nas lojas e postos foi avaliado de forma positiva por 66,8% dos entrevistados, sendo que mais de 50% avaliam o atendimento como bom.

O item que aborda serviço de correção de vazamentos recebeu a avaliação entre regular e bom por cerca de 62% dos entrevistados, e aproximadamente 30% responderam que este tipo de atividade prestado pela empresa é ruim ou péssima, configurando numa oportunidade de melhoria para a Embasa.

Os funcionários prestadores de serviços externos foram bem avaliados por 71,6% dos entrevistados quanto a aspectos como fardamento, higiene pessoal e limpeza. Cerca de 58% do público considera boa a apresentação destes trabalhadores, assim como educação e cortesia, que foram avaliadas como boas ou ótimas por 74,7% da amostra.

A qualidade dos serviços prestados pelo funcionário que faz a leitura e entrega das contas também foi aprovada por 75,4% dos entrevistados. Cerca de 60% dos consumidores atendidos pela Embasa confiam na leitura feita pelo medidor e 56% acharam que os serviços na área de esgotamento sanitário é bom ou ótimo.

Quanto à falta d’água, 36% dos clientes responderam que havia ocorrido pelo menos uma semana antes da realização da pesquisa, e 13,2% disseram que faltou água em sua residência um mês antes.

A maioria dos consumidores, aproximadamente 74%, conhece a possibilidade do parcelamento para facilitar o pagamento de eventuais pendências com a Embasa. A percepção custo benefício, – relação utilidade e qualidade dos serviços versus o preço pago – foi considerada razoável para pouco mais de 54% do público.

O atendimento telefônico foi considerado bom em 48,4% dos casos. Esses, somados àqueles em que o atendimento foi considerado ótimo, perfazem cerca de 60% da amostra.

Referente à evolução da qualidade dos serviços prestados pela Embasa, cerca de 46% dos entrevistados acreditam que estes serviços têm melhorado nos últimos anos. Apenas 6,6% opinam que estes serviços estão piores. A pesquisa entrevistou 2.219 pessoas em todo o estado.