O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) já recebeu 18 etilômetros do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), cinco do Departamento de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), e aguarda os equipamentos de Alagoas para realizar a verificação metrológica dos aparelhos. O Ibametro é um dos poucos órgãos no país autorizados pelo Inmetro a realizar essa avaliação.

Com a chamada Lei Seca, Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, o motorista quando submetido ao teste do bafômetro, estará passível de multa de R$ 955 e suspensão de habilitação se o resultado estiver acima de 0,2 mg de álcool por litro de ar expelido. Já os motoristas flagrados com uma dosagem superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro respondem criminalmente. Os etilômetros, utilizados na fiscalização do trânsito para medir essa concentração de álcool no ar expelido pelos pulmões, devem estar aferidos para que os resultados dos testes sejam corretos.

Os equipamentos são submetidos a testes previstos e regulamentados pela portaria 006, de janeiro de 2002, do Inmetro. A verificação tem validade de um ano. Terminado o prazo, o instrumento precisa ser submetido a nova verificação metrológica, que deve ser repetida anualmente ou sempre que tiver sofrido algum reparo. Cabe ao detentor do etilômetro (Polícia Rodoviária, prefeituras ou empresas privadas que precisam controlar seus motoristas) encaminhar os aparelhos ao Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade.