O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e órgão delegado do Inmetro no estado, realiza, entre terça e quinta-feira (22 e 24), auditoria de recertificação de sistemas da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). O instituto, como Organismo Certificador de Sistemas (OCS), foi escolhido pela Sucom por meio de um processo de seleção.

O ciclo de certificação compreende três anos, prazo de validade do certificado, e o órgão municipal foi certificado, pela primeira vez, em 2005. A recertificação é marcada por uma auditoria integral, envolvendo todo o sistema, assim como ocorre na auditoria inicial de certificação.

Para receber o certificado de Sistema de Gestão do Ibametro, a empresa tem que se adequar a todos os padrões de qualidade exigidos. O processo envolve várias etapas e está balizado em requisitos de qualidade baseados nas normas ISO 9001 (Sistema de Gestão), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional). Essas normas são implementadas nas empresas fornecedoras por consultores especializados.

A ISO 9001:2000 é uma norma internacional que traz critérios de qualidade aplicáveis à gestão das organizações. Sua implementação assegura o alinhamento dos processos de trabalho e das práticas gerenciais às expectativas de clientes, fornecedores e de todos os agentes que podem interferir na operação da organização. Seus benefícios são de natureza mercadológica já que a norma é reconhecida internacionalmente como sinônimo de qualidade.