Um operação conjunta entre o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está sendo realizada nesta quarta-feira (09) para fiscalizar 12 postos de combustíveis, em Salvador.

Com roteiro pré-estabelecido pela ANP, a ação, baseada em denúncias, tem como objetivo fiscalizar a qualidade e o volume das bombas de combustível que devem possuir lacre inviolável do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro).

Para isso, três equipes do Ibametro e mais três da ANP estão, neste momento, e até o final do dia, fiscalizando os postos de combustíveis. Nos próximos finais de semana serão feitas novas blitze em outros postos com a presença também de prepostos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A partir do mês de agosto estas inspeções conjuntas serão rotina.

A verificação de instrumentos de medir é realizada pelo Ibametro para assegurar ao cidadão e ao empresário a confiabilidade necessária por ocasião da utilização destes equipamentos nas relações de consumo.
Instrumentos de medir são objetos, equipamentos ou sistemas utilizados para medição e aptos a serem submetidos à verificação, como balanças e bombas de combustível. Esta averiguação pode ser periódica ou eventual.