Há seis anos, quando Maria Inês Souza Santos, residente na cidade de Presidente Tancredo Neves – distante 250 quilômetros de Salvador – precisou tirar a carteira de identidade, esperou quatro meses para receber o documento.

No último sábado (26), ela levou a filha Darlane de Jesus Santos, 11 anos, para retirar o mesmo documento, que será emitido em até 15 dias. A agilidade do serviço se deve à implantação do Ponto Cidadão no município pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração.

A nova unidade é dotada de toda infra-estrutura necessária para emissão de documentos, como carteira de identidade, antecedentes criminais, carteira de trabalho e CPF.

A inauguração ocorreu no último sábado, quando foi promovida mais uma edição do Programa Você Cidadão, que ofertou à população local diversos tipos de serviços, como atendimento médico, corte de cabelo, distribuição de sopa pelas Voluntárias Sociais e emissão de documentos pelo SAC Móvel, entre outros.

Seis mil pessoas foram atendidas durante a programação. O Ponto Cidadão de Tancredo Neves é a segunda unidade inaugurada no Estado.

Na fila do Ponto Cidadão, enquanto aguardava o registro das digitais no papel-carbono, o trabalhador rural Ailton de Jesus, 25 anos, pontuava a importância do serviço: “Agora ficou mais fácil obter os documentos. Antes a gente andava mais”, afirmou o trabalhador, que reside no município de Teolândia, distante cerca de 20 quilômetros de Presidente Tancredo Neves.

Com o novo Ponto Cidadão os moradores de Teolândia cidade não precisarão mais se deslocar para os municípios circunvizinhos de Santo Antônio de Jesus ou Valença para acessar esses serviços. Ainda que perto, o deslocamento para estas cidades resultava, segundo ele, “em perda de tempo e custo com transporte”.

A dona de casa Maria da Paz de Jesus, 40 anos, residente em Presidente Tancredo Neves, também estava na expectativa de obter com mais agilidade o Certificado de Pessoa Física (CPF).

“Acho que agora vou ter o CPF com mais rapidez”, afirmou Maria da Paz, que aproveitou a ocasião para levar o neto Antonio da Lapa, de um ano e sete meses, para fazer exame de glicemia no posto móvel da Secretaria da Saúde do município, que atendeu no equipamento cedido pelo SAC Móvel.

IDH determina – O Ponto Cidadão de Presidente Tancredo Neves é o segundo a ser implantado no Estado. O primeiro foi na cidade de Central – distante 513 quilômetros da capital – inaugurado em 14 de junho passado.

O Programa Você Cidadão implantará mais quatro unidades ainda este ano nos municípios de Inhambupe, Cícero Dantas, Malhadas e Mulungu do Morro.

A realidade de pessoas como Ailton de Jesus, Maria da Paz, Maria Inês e Darlene Santos determina a escolha da localidade para a implantação de um Ponto Cidadão.

Um dos critérios, e o mais relevante, é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município. “É o que de fato determina, pois a intenção do programa é levar cidadania às populações mais carentes e atuar como agente propulsor do desenvolvimento”, explicou o secretário da Administração Manoel Vitório da Silva.

No caso de Presidente Tancredo Neves, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a cidade ocupa a 395ª posição entre os 417 municípios do Estado no que diz respeito à oferta de serviços básicos e a 274ª posição no quesito desenvolvimento econômico.