O SAC Móvel registrou, nos primeiros cinco meses deste ano, um crescimento de 31% no número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Até o último mês de maio, mais de 75 mil atendimentos foram realizados pelas duas carretas do SAC Móvel, que percorreram 64 municípios do estado, incluindo a capital.

O incremento é resultado de uma série de ações adotadas pela Secretaria da Administração (Saeb) para ampliação do serviço como, por exemplo, o programa Você Cidadão, o SAC Móvel nas escolas e o atendimento preferencial para comunidades indígenas e de trabalhadoras rurais no interior. No ano passado, as carretas do SAC Móvel visitaram 179 municípios e dois distritos.

O serviço mais solicitado é a emissão do documento de identidade, com cerca de 54 mil atendimentos. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que integra desde fevereiro de 2007 as duas rotas itinerantes, segue no segundo lugar do ranking, contabilizando 13 mil registros. Em seguida, o terceiro serviço mais procurado, com 7 mil solicitações, é a emissão de antecedentes criminais. O SAC Móvel também disponibiliza gratuitamente Certidão de Nascimento, além de recadastramento de pensionistas do Estado.

Neste mês, a rota 1 do SAC Móvel prossegue pelo nordeste do estado, percorrendo os municípios de Paulo Afonso, nesta sexta-feira e sábado (4 e 5) e Monte Santo (7 e 8). Em seguida, estará na região de Piemonte da Diamantina, em Itiúba (10 e 11). Já a segunda rota, permanece até esta sexta (4). em Pedrão, e segue para Aiquara (6 e 7) e Elísio Medrado (9 e 10). As carretas ficam estacionadas, em geral, no centro do município e disponibilizam os serviços das 8 às 18h.

Retrospectiva

Este ano, o SAC Móvel deu início a uma série de atividades inéditas, realizando, por exemplo, atendimentos preferenciais às comunidades indígenas e às mulheres trabalhadoras rurais, por meio da parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Durante o Carnaval, as carretas atenderam aos foliões em pleno circuito do Carnaval, oferecendo serviços como registro de perda ou roubo de cartão de crédito, registros na Ouvidoria Geral do Estado, distribuição de pulseiras para cadastramento de crianças, além de informações sobre serviços públicos na festa (delegacias, postos de saúde, corpo de bombeiros etc). Em maio, o serviço integrou a iniciativa do programa Ação Global em Salvador e Feira de Santana.

As carretas também participaram das três edições do programa Você Cidadão, nos bairros de Periperi e Cajazeiras e no município de Central. O objetivo do programa é reforçar a qualidade da prestação do serviço público, disseminando o conceito de atendimento de qualidade, igualitário e inclusivo.

As equipes do SAC Móvel compareceram ainda aos festejos da Independência da Bahia, com uma programação especial. Em Cachoeira, no dia 25 de junho, quando a sede do Poder Executivo foi transferida da capital para o município do Recôncavo, o SAC Móvel implantou a Rota da Independência.

Além da documentação normal foram ofertados serviços da Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon) e Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos (SUDH), além de programação cultural com exibições de vídeos e recitais de poesia.