LOCAL: Governadoria
DATA: 07.07.08 (segunda-feira)
HORÁRIO: 15h

O QUE É: Assinatura de protocolos de intenções entre o Governo do Estado e a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) visando à operacionalização de dois projetos: a implantação do Centro de Educação Científica da Bahia e a elaboração de um plano para a criação do Instituto Internacional de Biotecnologia e Bioprospecção do Semi-árido da Bahia (IINN-SAB).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETOS: Objetivam o desenvolvimento de uma base de ciência e tecnologia sólida para o semi-árido baiano, dando possibilidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho para a população local.


CENTRO: Trata-se de uma escola fundamental no município de Serrinha, com capacidade para atender 400 alunos, nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Tem a finalidade de promover a inclusão social de crianças e adolescentes da rede de ensino público do semi-árido baiano, por meio de conceitos e práticas básicas da ciência moderna. As obras têm previsão para o início de setembro de 2008 e a primeira classe deve iniciar os estudos em março de 2009. O investimento ultrapassa R$ 4,1 milhão.

IINN-SAB: O documento que será assinado prevê a confecção de planos científicos, de gestão e negócios. Os estudos começarão já no mês de julho e deverão ser concluídos em janeiro do ano que vem, num investimento de R$ 870 mil. Esse processo envolverá o diagnóstico das vocações regionais, estabelecimentos de parcerias e contatos, a definição da estratégia cientifica a ser usada pelo instituto em sua atuação local e nacional, bem como a prospecção de oportunidades para parcerias internacionais.

IINN-ELS: Foi o primeiro projeto da AASDAP, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fez a doação de área de 100 hectares para a instalação dos laboratórios de pesquisa, escola para 1.000 crianças de baixa renda na faixa etária de 0 a 17 anos e centro de saúde mental. Está situado no “Campus do Cérebro”, complexo que inclui também a “Cidade do Cérebro”, projeto para 20 mil moradores da periferia de Natal, o Parque Tecnológico Industrial e projetos sociais, como a primeira escola de ensino científico para pais de estudantes da rede pública e a clínica da mulher. Em São Paulo, opera o laboratório de neurociência do Hospital Sírio Libanês. O IINN funciona há três anos e congrega dezenas de pesquisadores em diversas áreas como neurociência, fisiologia, engenharia e bioquímica.

AASDAP: Criada em 2004, tem como objetivo criar um ambiente multidisciplinar destinado a agregar competências nos principais setores da ciência moderna, visando o desenvolvimento de pesquisas de ponta em múltiplas áreas de conhecimento. Envolve-se com projetos de âmbito educacional, social e de desenvolvimento econômico, atuando, apoiando ou administrando projetos e programas que promovam o estabelecimento e manutenção de centros de excelência no desenvolvimento de pesquisas e do conhecimento no âmbito das ciências, no desenvolvimento social, no aumento de renda e no resgate da cidadania. Seu idealizador e principal articulador é o professor doutor Miguel Nicolelis, médico e cientista brasileiro

NICOLELIS: É considerado um dos maiores pesquisadores do mundo. Lidera um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Universidade Duke (Estados Unidos), onde desenvolve algumas das pesquisas mais importantes do mundo sobre o cérebro: as tentativas de integrar o órgão humano a máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Atuando na área de fisiologia de órgãos e sistemas, é responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.