Os estudantes das escolas da rede estadual passarão a contar com mais uma ferramenta que vai estimular o aprendizado da ciência e tecnologia de forma lúdica e interativa. Trata-se do Ciência Móvel, um ônibus laboratório, criado por meio de parceria entre o Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), visando a difusão e popularização da ciência e tecnologia no estado.

O Ciência Móvel foi apresentado, nesta segunda-feira (7), durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia, que acontece até esta terça-feira, no Hotel Pestana. Contendo 30 equipamentos que agregam conhecimentos nas áreas de física, química, matemática e biologia, o laboratório itinerante deverá percorrer, ainda neste semestre, 30 cidades do interior.

O secretário Adeum Sauer parabenizou a iniciativa da Uneb por se engajar na popularização da ciência. “Por meio do laboratório será possível os alunos vivenciarem demonstrações no campo das ciências, tornando o aprendizado mais compreensível. “Há princípios que ficam muito abstratos só com a explicação teórica. Com as demonstrações, eles se concretizam”, destacou.

O primeiro roteiro do ônibus está previsto para o dia 17 deste mês, em Paulo Afonso, onde permanecerá durante três dias. A cidade foi escolhida porque, no mesmo dia, estará ocorrendo a realização do Museu de Arqueologia a céu aberto”, justifica o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valetim.

Para viabilizar a construção do Ciência Móvel, a Secti investiu R$160 mil na aquisição do ônibus, e a Uneb R$40 mil para a implementação do laboratório, que possibilitará aos docentes estimular a curiosidade científica dos estudantes. Nos 40 minutos estimados de visitação, os estudantes terão a oportunidade de mexer, experimentar, tocar e interagir com os objetos disponíveis no local.

Os alunos também serão estimulados a acionar alavancas, apertar botões, olhar em microscópios ou movimentar o corpo de diversas formas, a fim de observar como fenômenos físicos, químicos e biológicos acontecem. Vão poder conferir como funcionam os princípios da física ótica nos espelhos côncavo e convexo, como é uma bússola gigante e fazer uma viagem no tempo observando réplicas de dinossauros brasileiros jurássicos e cretáceo. O projeto conta com 15 monitores que darão o suporte necessário aos visitantes.