Uma das regiões mais carentes do país, o Nordeste vai ganhar um Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para ajudar a reduzir as desigualdades regionais. O assunto foi discutido na última quarta-feira (9), em Brasília, pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e os secretários estaduais de CT&I da região com a bancada de deputados federais do Nordeste.

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, o encontro resultou na criação de uma comissão para elaborar o Plano de Desenvolvimento de C&T. “A idéia é contemplar programas como a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Parques Tecnológicos, produção de biodiesel, popularização da ciência e olimpíadas de matemática, dentre outros assuntos”, ressalta Ferreira. A comissão será composta por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e deputados federais da região Nordeste.

A reunião discutiu também o papel do MCT e os Fundos Setoriais para a área de CT&I. Coordenador da bancada dos deputados federais do Nordeste, o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) disse que somente um tratamento diferenciado para a região, que sempre recebeu um percentual menor de recursos em relação do eixo sul-sudeste para a área de C&T, poderá corrigir uma distorção histórica no repasse de verbas federais”. A comissão será composta por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e deputados federais da região Nordeste. A reunião discutiu também o papel do MCT e os Fundos Setoriais para a área de CT&I.

Na oportunidade, foi apresentado o balanço das atividades do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), primeira unidade de pesquisa do MCT na região Nordeste e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), um centro de desenvolvimento e transferência de tecnologias consideradas estratégicas para a região Nordeste criado em 2005 também pelo MCT. Os secretários de CT&I da região discutiram ainda a assinatura de acordos para apoio à pesquisa entre o Banco do Nordeste (BNB) e as Fundações de Apoio á Pesquisa (FAPs) da região.

MCT quer mais recursos para o Nordeste

Na reunião, o ministro Sérgio Rezende ressaltou que o MCT vem implementando ações para diminuir as desigualdades regionais nos repasses dos recursos para as pesquisas. Ele citou a determinação de que 30% das verbas dos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) sejam aplicadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O ministro pontuou que os investimentos nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) vêm crescendo a cada ano e que hoje são da ordem de R$ 60 milhões. Entretanto, Rezende chamou a atenção para que esses centros não se transformem em prédios abandonados e que as prefeituras ou outras instituições assumam de fato a administração. “Temos dinheiro disponível, mas não temos mão-de-obra para assumir essas instalações”, destaca.