A Bahia mostrou todo o potencial turístico de seus campos de golfe durante um jantar em Southport, na Inglaterra, que antecedeu o British Open, o mais antigo dos torneios que compõem o Grand Slam do golfe mundial, realizado de 17 a 20 deste mês. Na “Noite Brasileira”, os convidados conheceram quatro dos melhores campos de golfe do Brasil, todos localizados na Bahia, na região de Costa do Sauípe, Praia do Forte, Comandatuba e Trancoso.

Material promocional foi distribuído junto com as fitinhas do Senhor do Bonfim por típicas baianas. Entre os convidados mais ilustres estavam os jogadores Nick Faldo e Paul Azinger, capitães da Ryder Cup do time europeu e americano, respectivamente.

Parcerias

A “Noite Brasileira” foi fruto de uma parceria da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) com a Embratur, a International Association of Golf Tour Operators (IAGTO) e a Bahiatursa, através da Secretaria do Turismo.

As entidades foram representadas por Albert Gauss, vice-presidente de desenvolvimento da CBG e coordenador do BBTG; Rachid Orra, vice-presidente operacional da CBG. E mais Luiz Cingolani, presidente da Federação Baiana de Golfe; Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa, e a diretora de Relações Internacionais, Rosana França; Michael Nagy, diretor de turismo da CBG; e Peter Walton, presidente da IAGTO.

O jantar reuniu jornalistas de diversos países, profissionais, amantes do esporte e formadores de opinião.
"Foi uma oportunidade de ouro para divulgar o Brasil como destino turístico para os amantes de golfe. Reunimos a nata do golfe mundial. Ninguém queria ir embora da festa", disse Gauss, do BBTG.

Revista especializada – O evento marcou o lançamento do Golfe do Brasil – Publicação Oficial do Golfe Brasileiro 2008.
A revista traz informações sobre 84 campos de golfe do Brasil em edição bilíngue de 124 páginas, fruto do convênio entre a CBG e BBTG com a Embratur para a divulgação dos campos de golfe brasileiros no exterior.

A edição informa a localização, horário de funcionamento e característica de campos de golfe espalhados pelo país, além de uma lista das agências de turismo especializadas no esporte.

Nick Faldo, vencedor de seis majors, disse a Gauss que gostou muito da festa e que não vê a hora de conhecer o Brasil.
Ele aproveitou para anunciar que a final mundial do Faldo Series, circuito juvenil que ele promove no mundo todo há 12 anos, acontecerá este ano na Costa do Sauípe, em outubro.

“A realização desses eventos na Bahia é fundamental para solidificar o papel daquele que se tornará o primeiro grande cluster de Golfe da América do Sul”, afirma Alexandre Zubaran, diretor presidente da Sauípe S/A.

Torneios na Bahia

O Litoral Norte recebe ainda este ano, o 4º Bahia Open de Golfe e o campeonato Sul-Americano de Golfe, entre os dias 10 e 14 de novembro no Sauípe Golf Links e no Iberostar Praia do Forte Golf Club.

A Bahia se destaca como o estado que possui quatro dos melhores campos de golfe do Brasil, todos com 18 buracos e projetados por arquitetos reconhecidos internacionalmente. Os campos fazem parte da infra-estrutura de empreendimentos hoteleiros de alto luxo que estão localizados em diferentes regiões turísticas. Os turistas têm o privilégio de praticar golfe contemplando cenários formados por praias tropicais de águas mornas e transparentes.