O Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), vem fazendo várias intervenções no município de Itiruçu, a 329 quilômetros de Salvador, principalmente na zona rural, para aumentar a oferta de água. As obras, no valor de R$ 266 mil, fazem parte do Programa Água para Todos.

Nos distritos Baixa do Meio, Vitória, Eucalipto e Lagoa do Laço, a empresa já perfurou poços tubulares profundos. A partir desses mananciais, a Cerb vai construir sistemas de abastecimento de água constituídos de captação, adução, reservação e rede de distribuição.

Na sede, um outro poço tubular foi perfurado para reforçar o sistema de abastecimento de água. O trabalho é fruto de uma parceria com a Embasa. Em Teixeiras, a perfuração de um poço está em andamento. Já nas localidades de Sítio, Marialva e Tiririca, os geólogos concluíram as visitas técnicas para definição dos mananciais.

Segundo o presidente da Cerb, Cícero de Carvalho Monteiro, a empresa atua utilizando a sua própria estrutura – técnicos especializados e equipamentos – na execução dos serviços e por meio de processos licitatórios para perfuração de poços e testes de bombeamento.

Todos os 26 territórios de identidade são atendidos pela Cerb, tendo prioridade os situados na região do semi-árido. A linha básica do programa consiste no aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos, visando garantir o suprimento de água às populações carentes, dando infra-estrutura para o seu desenvolvimento econômico sustentável.