O processo de modernização da gestão pública na Bahia, em desenvolvimento pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) através do Plano Diretor de Gestão (PDG), já pode ser acompanhado através da internet, no endereço eletrônico www.saeb.ba.gov.br .

O site traz um resumo das mudanças administrativas em curso no Estado, com o objetivo de melhorar os serviços públicos prestados ao cidadão, e os cronogramas das etapas de implantação do PDG nos órgãos da administração pública estadual.

Cinco órgãos já aderiram às diretrizes do plano. O PDG atua na própria Saeb, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – onde foram implementadas mudanças substanciais no atendimento ao público – na Secretaria da Educação (SEC), na Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e na Superintendência de Construções Administrativas (Sucab).

A meta é que, até o final deste ano. o PDG esteja presente em 17 órgãos estaduais, alcançando toda a administração pública em 2010.

Conteúdo na web

Além de explicar o que é o Plano Diretor de Gestão, seus objetivos, público-alvo e métodos de trabalho, o site expõe as estratégias de implementação do Plano e os fatores para o seu sucesso.

Na página também ganham destaque as seções PDG na sua Organização (que apresenta os cronogramas das etapas de implantação do PDG nos órgãos que já aderiram ao Plano e as previsões de implantação em outras unidades do Governo do Estado), Downloads (que disponibiliza arquivos da apresentação oficial e toda a documentação para monitoramento e avaliação do Plano) e Perguntas e Respostas (que responde as principais dúvidas sobre o Plano Diretor de Gestão).

A idéia é transformar o site num forum permanente de discussão de práticas eficazes em gestão pública e utilizá-lo como ferramenta para o assessoramento tanto aos órgãos que já aderiram ao Plano quanto aos que ainda venham a aderir.

“A Secretaria da Administração lança a página com a intenção de ampliar o interesse dos órgãos públicos estaduais para que aprimorem suas atuações no âmbito administrativo, além de apresentar aos cidadãos as ações que visam melhorar a oferta dos serviços públicos oferecidos pelo governo estadual”, afirma o superintendente de Gestão Pública da Saeb, Victor Fonseca.

A metodologia do PDG prevê contínuas ações de aprimoramento da administração estadual, sempre de acordo com os princípios da excelência em gestão pública: liderança, estratégias e planos, cidadãos e sociedade, pessoas, processos, informação e conhecimento e resultados.