Os moradores da Ilha de Itaparica e região terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Revolução dos Alfaiates, ocorrida em 1798, em Salvador. A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior realiza, nesta quita-feira (7), às 10h30, a palestra Revolução dos Alfaiates, com o advogado Augusto Sérgio Albuquerque. Para participar do evento não é necessário fazer inscrição.

O palestrante apresentará a história dos personagens envolvidos na revolução. “Mostraremos a diferença entre a Revolução dos Alfaiates e a Inconfidência Mineira, que teve um perfil mais elitista, enquanto que aqui na Bahia a revolta partiu das classes populares, que sonhavam com um futuro diferente para o Brasil”, lembra o pesquisador. “Todos os baianos deveriam conhecer esta parte importante da nossa história, que ao longo do tempo ficou esquecido e não recebeu a devida importância”, destaca o palestrante.

História

Em agosto de 1798, começaram a aparecer nas portas de igrejas e casas da Bahia panfletos que pregavam um levante geral e a instalação de um governo democrático, livre e independente do poder metropolitano. Os mesmos ideais de república, liberdade e igualdade que estiveram presentes na Inconfidência Mineira agitavam a Bahia. As inflamadas discussões na "Academia dos Renascidos" resultaram na Conjuração Baiana em 1789. Esse movimento, também chamado de Revolta dos Alfaiates, foi uma conspiração de caráter emancipacionista, articulada por pequenos comerciantes e artesãos, destacando-se os alfaiates (origem do nome), além de soldados, religiosos, intelectuais e setores populares.

Serviço

O que: Palestra-Revolução dos Alfaiates com Augusto Sérgio Albuquerque
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior-Itaparica
Quando: Dia 07, às 10h30
Informações: (71) 3631-1636