Curso sobre fabricação artesanal de laticínios, exposição de publicações das ações de pesquisas, assistência técnica e tecnologias viáveis para a agricultura familiar. Estas são algumas das atividades que os visitantes poderão conferir no estande institucional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), na ExpoRural 2008, que acontece até domingo (17), no Parque de Exposição de Salvador.

O curso, ministrado pelo instrutor da EBDA, Marçal Gondra, esclarece as condições necessárias de higiene para a fabricação de derivados de leite, como iorgutes, natural/sabores, queijo coalho e minas frescal.

Segundo o instrutor, tanto o leite como seus derivados só devem ser adquiridos para consumo quando produzidos por instituições regulamentadas e fiscalizadas por órgãos competentes. “O queijo coalho, por exemplo, vendido nas praias, quando apresenta aqueles famosos buraquinhos, evidencia contaminação bacteriana por coliformes fecais. Aqui estamos orientando como se faz um queijo saudável e de qualidade”, explicou.

As turmas, que contam com 20 participantes, são formadas por agricultores familiares de diversas regiões do estado, estudantes de agronomia e veterinária, donas de casa e outros interessados. O curso está acontecendo diariamente, até sábado, das 9 às 13h, no estande da Seagri, com entrega de certificado.