Dinamismo econômico e social das entidades que representam os produtores familiares do território Portal do Sertão é o que pretende a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) ao lançar, nesta quarta e quinta -feira (26 e 27), quatro projetos de agroindustrialização e de incentivo às principais cadeias produtivas. As ações envolvem os municípios de Feira de Santana, Santa Bárbara, Teodoro Sampaio e Santo Amaro.

Os projetos prevêem a construção de unidades de beneficiamento de leite e de bambu, que atendem, respectivamente, aos municípios de Santa Bárbara e Santo Amaro, e a reestruturação do engenho de cana-de-açúcar, em Teodoro Sampaio. Na oportunidade, também será lançado um projeto de apoio à cadeia produtiva da galinha caipira, em Feira de Santana.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio da Gerência Regional de Feira de Santana, e a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/ Seagri).

Segundo a gerente regional da EBDA em Feira de Santana, Edilza dos Reis Silva, os municípios que englobam o Portal do Sertão têm, na sustentabilidade, a principal estratégia para o seu crescimento, associado à melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental.

“O enfoque na inclusão social, econômica e na garantia dos direitos dos agricultores familiares desses municípios é a maior preocupação no desenvolvimento do nosso trabalho”, enfatizou a gerente.