Mais de mil produtores já aderiram ao Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia (PAC do Cacau). A informação é do gerente geral do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Itabuna, Delci Andrade dos Santos.

“Dentre todos os programas de refinanciamento da dívida rural, o plano é o que concede mais benefícios ao agricultor”, afirmou Andrade dos Santos ao participar na quinta-feira (28), em Camacan, do Dia de Adesão ao PAC do Cacau.

Ele acredita que até 30 setembro outros oito mil produtores da região Sul da Bahia vão aderir ao PAC do Cacau. Até o final da década de 80, Camacan era o município maior produtor de cacau do mundo, além concentrar grandes produtores individuais, com até 100 mil arrobas.

O secretário estadual de Agricultura, Geraldo Simões, conclamou os médios e grandes cacauicultores a procurar o BNB e a Desenbahia para aderir ao programa e fazer a renegociação de suas dívidas, sem perder o prazo estipulado na MP nº 432, aprovada pelo Congresso Nacional.

O PAC do Cacau está investindo R$ 2,5 bilhões para os produtores terem acesso a novas linhas de crédito, diversificar a produção agrícola com o cultivo de seringueira, dendê e pupunha, fortalecer e expandir a fruticultura, além de apoiar a industrialização do cacau, com pequenas fábricas de chocolate.

Diálogo com os produtores

“A pior fase da cacauicultura baiana já passou”, afirmou o secretário Geraldo Simões se referindo aos últimos 20 anos. “É preciso aproveitar o bom momento que os governos federal e estadual oferecem”, afirmou.

Paralelo à adesão ao PAC do Cacau, aconteceram a 31ª Festa Camacan e o Cacau, a 8ª Festa do Cacau Clonado, o IV Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável e a 3ª Feira da Agricultura Familiar do Território Litoral Sul.

Na Praça Mário Batista, Camacan, foram montados 36 estandes e pavilhão de palestras. A articuladora do Território de Identidade, Marília Anunciação, destacou que estão expostos produtos da agricultura familiar, artesanato e economia solidária de 26 municípios.

Durante a solenidade foram prestadas homenagens ao secretário Geraldo Simões, por sua luta em defesa do produtor de cacau, e ao ex-diretor da Ceplac, Gustavo Moura, com a entrega do Troféu Joaquim Blanes (Peninha).

Na sexta-feira (29) aconteceu o Dia da Adesão em Ipiaú. Na segunda-feira (1 de setembro), o evento será realizado em Ibicaraí, e na terça-feira (2) em Ilhéus.