Melhorar a competitividade da cacauicultura na região sul do estado e conferir aos técnicos do quadro da Ceplac, EBDA e os recém contratados pela Secretaria da Agricultura (Seagri), qualidade nos serviços a serem prestados. Com esse propósito, será promovido, entre os dias 25 e 29 deste mês, o curso sobre Tecnologia de Produção do Cacaueiro.

A atividade de extensão, que será realizada na Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Ceplac, situada na Rodovia Ilhéus/Itabuna, faz parte do Plano de Execução para Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio da Região Cacaueira do Estado da Bahia (PAC Cacau), criado pelos governos federal e estadual e coordenado pela Seagri, que visa fomentar a produção agrícola regional e reverter o processo de desagregação econômica, social e ambiental.

Dentre as discussões previstas no curso estão o manejo e conservação de solos cultivados com o cacau, as particularidades de clones promissores de cacaueiros e procedimentos de arranjo clonal para estabelecimento de áreas comerciais, técnicas de enxertia e controle de pragas, além do beneficiamento e qualidade do produto.

A atividade culmina com a visita técnica ao Instituto Biofábrica do Cacau, em Ilhéus, para conhecimento do processo produtivo de mudas clonais de cacau, fruteiras e essências florestais, e ao laboratório de micropropagação. Os técnicos terão a oportunidade ainda de visitar o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica e laboratórios do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec).